15 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Governo

Patrulhas mecanizadas auxiliam assentados no processo de silagem para enfrentar a estiagem

Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado

21 ABR 2021 - 18h03min
Assessoria

No período de seca a silagem é uma das melhores opções de alimentação econômica, eficaz e de qualidade para o gado. As patrulhas mecanizadas entregues pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para pequenos produtores que adotam essa estratégia alimentar para oferecer aos bovinos durante o inverno.  

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Em Anaurilândia, o Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado com maquinários, ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite. O presidente da Associação de Moradores, Rosalvo Nunes da Mota destaca a importância desses investimentos para os produtores locais. 

“Se não fosse o Governo não teria como fazer. Estaríamos de braços e mãos atadas. Estamos produzindo muito graças a esse suporte que chega para nós pela Agraer que é peça fundamental para nossa produção. 90% dos nossos resultados são fruto do que a Agraer faz por nós aqui”, afirma. 

Na avaliação da gestora de desenvolvimento rural da Agraer no município, a zootecnista Mírian Carla Becker Brito, os maquinários dão autonomia para os pequenos produtores. “Os assentamentos ganham independência, têm os equipamentos cedidos pela prefeitura e cedidos pelo Estado. E quando chega nessa época os produtores todos precisam né? E o tempo é muito curto para preparar a alimentação de inverno. Seja silagem, seja um preparo de solo para correção e adubação”.

Tanto os equipamentos quanto o suporte oferecido pela Agraer, despertam o interesse de outros produtores que passam a ter uma visão de futuro a partir dos resultados de outros assentados. “Na seca o animal dá leite, o preço do leite é melhor, então começaram a  valorizar o bem. Basta ter o planejamento que o equipamento está acessível através da associação”, explica Mírian. 

Para o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, a manutenção dos maquinários também é um ponto importante. “Essas patrulhas bem utilizadas podem ajudar o produtor a se preparar. Plantar os capins, silar e na hora da escassez dos alimentos ter essas folhagens para fornecer para o gado. Quem não faz isso acaba tendo que desembolsar um dinheiro a mais na compra de feno e ração. A silagem é uma maneira racional de gerenciar isso”. 

Fernando destaca que o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, tem dado todo apoio no suporte às famílias assentadas, inclusive com reforço de equipamentos para conservação de solo e água em microbacias. 

No Assentamento Esperança duas patrulhas mecanizadas cedidas pelo Governo do Estado, uma em 2015 e outra em 2018, são mantidas pela associação de moradores e beneficiam 107 famílias que residem no local. 

Patrulhas mecanizadas

Desde 2015 o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveu a entrega de 252 patrulhas mecanizadas para os municípios sul-mato-grossenses, sendo compostas basicamente por trator, grade geradora, grade niveladora, carreta agrícola e distribuidora de calcário. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lino, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min18 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Em...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Mercúrio

Marechal Mallet, 957 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2770
Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 www.opantaneiro.com.br
Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo