21 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Pecuária

Pecuaristas podem comprar vacina contra a febre aftosa a partir de quarta-feira em MS

Não é necessário solicitar autorização na Iagro

14 ABR 2020 - 18h49min
Semagro

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul já podem adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa, antecipadamente, sem que seja necessário solicitar autorização na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).A campanha terá início oficial em todo o Estado no dia 1º de maio, mas os pedidos de antecipação serão dispensados de cumprir os protocolos exigidos anteriormente, como: Protocolar requerimento, justificar o motivo da antecipação, e obter parecer do inspetor local.

Segundo explicou o Diretor Presidente da Agencia, Daniel Ingold, o calendário de vacinação foi mantido e o pedido de antecipação foi flexibilizado, considerando orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como medidas de contenção da pandemia da Covid-19. “Por conta dessa pandemia, estamos abrindo mão da necessidade de deslocamento desse pecuarista até as unidades da Iagro. Aquele que tiver interesse em antecipar as compras e a vacinação a partir de amanhã, dia 15 de abril, já pode procurar a revenda e adquirir as doses”.

Segundo o Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), as medidas que vem sendo tomadas são fundamentais para manter os serviços essenciais e evitar o desabastecimento durante esse período em que se mostra fundamental a necessidade do ‘isolamento social’. “O Pecuarista de Mato Grosso do Sul sempre foi um grande parceiro do Governo do Estado. Enfrentamos e vencemos grandes dificuldades e com certeza, vamos superar esse período difícil que estamos atravessando”, completou.

Conforme Calendário – que prevê a vacinação de todo rebanho nesta etapa – em todas as regiões sanitárias do Estado (Planalto, Fronteira e Pantanal) a partir de dia 15 de abril as doses já podem ser adquiridas, a vacinação dos animais das regiões do planalto e fronteira terminam em 31 de maio e a declaração de vacinação, no sistema, para os pecuaristas destas duas regiões termina em 15 de junho. O Pantanal, dada suas peculiaridades, continua com data diferenciada. A vacinação termina em 15 de junho e a declaração pode ser feita até 30 de junho.  

Ainda segundo o Secretário Jaime Verruck, que é presidente do Comitê Gestor do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), em Mato Grosso do Sul as ações do plano que prevê a retirada da vacinação até 2021 estão mantidas.

Ainda segundo o Secretário Jaime Verruck, que é presidente do Comitê Gestor do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), em Mato Grosso do Sul as ações do plano que prevê a retirada da vacinação até 2021 estão mantidas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Bombeiro militar que prestou serviços em Aquidauana morre vítima da Covid-19

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Policial

Sem achar corpo no rio Aquidauana, bombeiros aguardam novas informações

4
Nioaque

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil alerta moradores de Miranda, Bonito e Nioaque

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,10m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Transportes

EXPRESSO MATO GROSSO

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Distribuidoras de Gás

Tele Gás 24h

Rua Oscar Trindade de Barros, 457 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2222
Ver Mais
Fale com a redação