17 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Indústria Rural

Primeiro dia de Showtec é marcado por projeções otimistas para o agronegócio em 2020

A solenidade de abertura do evento, que segue até o dia 24 de janeiro, foi realizada às 8h na Fundação MS, em Maracaju, com a presença do governador Reinaldo Azambuja

22 JAN 2020 - 14h18min
Schimene Weber

Teve início, nesta quarta-feira (22), a 24ª edição do Showtec, que é uma das maiores feiras de tecnologia voltada para o agronegócio no Brasil e a maior feira da indústria rural em Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura do evento, que segue até o dia 24 de janeiro, foi realizada às 8h na Fundação MS, em Maracaju, com a presença do governador Reinaldo Azambuja. 

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

O governador de Mato Grosso do Sul fez considerações sobre a realização da feira. "A gente fica muito contente de poder realizar essa edição. Aprimorada, muito mais ampliada e com muito mais inovação e tecnologia. Vínhamos passando por um momento de estiagem e ontem, falando com o Presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi, por telefone, ele disse que estávamos precisando de chuva, e a chuva veio. Acho que isso irriga e alegra o setor produtivo, e esse é o trabalho da Fundação MS: a fundação faz essa tecnologia em proteção a quem produz. Leva para o campo as novas tecnologias, com o apoio do Governo do Estado. Ficamos muito contentes que, nesses 5 anos de governo, repassamos mais de 8 milhões à Fundação MS. Só agora em janeiro, já liberamos mais de 1 milhão para potencializar a tecnologia que dão segurança à produção. Graças a Deus, Mato Grosso do Sul vem crescendo", disse. 

Ainda sobre a feira, o chefe de estado comentou sobre as expectativas sempre cumpridas pela Fundação. "Quando idealizamos o Showtec, era pra ser um ponto de apoio de pesquisa de novas tecnologias que funcione como um suporte à produção, e nesses vinte e quatro anos a feira vem cumprindo seu papel. O Showtec é onde você mostra todo o experimento realizado no ramo da indústria rural. Temos mais de 500 hectares em experimento no Mato Grosso do Sul. É isso que vale a pena. O Showtec difunde ao setor produtivo as novas tecnologias, em tudo que envolve o plantio direto, diminuindo o custo da produção. Estamos satisfeitos", resumiu.

As projeções do Governo do Estado indicam que a safra 2019/2020 da oleaginosa deve superar os 10 milhões de toneladas.

A feira tecnológica de Maracaju, que já entrou para o calendário de eventos do Agro no País, é referência, pois difunde tecnologias e fortalece o ambiente técnico científico. O evento aproxima o produtor rural de soluções tecnológicas para o campo, visando o aumento da qualidade da produção. Este ano são 124 empresas participantes do Showtec.

Presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi destacou que o incentivo que o governo estadual dá para a pesquisa dentro Agro é primordial para o difusão das pesquisas relacionadas a soja e ao milho. “E como são aportados recursos públicos, os resultados desses estudos estão disponíveis para todos os produtores. O acesso é livre e tem impacto democrático no setor”, ressaltou.

No site da Fundação é possível buscar por todas as pesquisas. Os trabalhos são voltados para o desenvolvimento tecnológico do agronegócio em ações de adubação, plantio direto, variedades de grãos mais resistentes e herbicidas e fungicidas que protegem a lavoura das pragas.

Crescimento com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

Durante a abertura do Showtec, o governador Reinaldo Azambuja foi questionado a respeito do crescimento do agronegócio brasileiro com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apoiada pela Ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina, e deu resposta otimista sobre a maior visibilidade adquirida pela indústria rural brasileira. "A Tereza e sua equipe têm feito um grande trabalho em favor do Brasil com a abertura de novos mercados, abertura da venda dos produtos brasileiros. A mesa recentemente fechou negócio com a Alemanha, está indo para a Índia, mostrando o potencial que nós temos em vender os nossos produtos. A ministra é sintonizada com esse meio, é uma pessoa que conhece o setor do agro. Nós precisamos de pesquisa, investimento e infraestrutura, portos, aeroportos, ferrovias e estradas em melhores condições para suportarmos o aumento de produção brasileira. O Brasil, nesse ano, vai bater recorde. Mato Grosso do Sul, idem. Então isso tudo demanda investimentos e eu acho que esse trabalho, principalmente das tecnologias, é extremamente importante pra gente ter estabilidade produtiva", comentou.

A Rota Bioceânica Brasil-Chile, passando por Mato Grosso do Sul, tem uma importância sem precedentes na consolidação da infraestrutura de logística para garantir a exportação da produção brasileira pelos portos chilenos ao mercado asiático, e também foi pauta de comentários. "A rota bioceânica é um caminho pra gente encurtar distâncias aos grandes compradores dos produtos brasileiros. Se você olhar a lógica das exportações brasileiras, em Mato Grosso do Sul, quase 55% do que produzimos vai para outros países. No resto do mundo, principalmente no mercado asiático, há uma grande preocupação com a estabilidade alimentar, porque eles não produzem o suficiente, aí entra o grande ganho que o Brasil tem. A rota, além de dar competitivddade, vai melhorar o desempenho de Mato Grosso do Sul nesse mercado. Vamos exportar e importar riquezas", finalizou.

Também participaram da abertura do evento os secretários estaduais Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Pedro Chaves  (Articulação de MS no Distrito Federal); a senadora Soraya Thronicke; o deputado estadual Gerson Claro; o prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja; e o presidente da Famasul, Maurício Saito.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Homem passa mal e cai no meio da rua em Aquidauana

2
Policial

Em Dois Irmãos, homem mata o próprio irmão com um tiro de espingarda e foge

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Dupla é presa por furtar fios de cobre em comércios de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Churrascaria O Laçador I

AV. Integração, 601 centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0114
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Ver Mais
Supermercado Seriema - 17/04/2021
2
Entre em nosso grupo