03 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Região

Semagro discute pauta ambiental e de desenvolvimento econômico com Corumbá

25 JAN 2021 - 10h31min
Assessoria

Ações de preservação do meio ambiente e de fomento ao desenvolvimento econômico da região do Pantanal em Corumbá foram as pautas debatidas na manhã desta sexta-feira (22) pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques e o adjunto da pasta Luciano Aguilar Rodrigues Leite.

Em dezembro de 2020, o Governo do Estado anunciou a publicação do decreto que autoriza e regulamenta o uso do manejo integrado do fogo como uma das medidas preventivas aos incêndios florestais. “Discutimos esse tema com a prefeitura de Corumbá sobre a necessidade da criação de brigadas articuladas junto com os produtores rurais do Pantanal, para iniciarmos o planejamento do manejo integrado de fogo”, informou Jaime Verruck. “Faremos uma articulação junto ao Sindicato Rural de Corumbá para que sejam identificados polos relevantes ou grupo de produtores para a criação e capacitação de brigadas civis com esses produtores e com a prefeitura de Corumbá”, acrescentou.

Ainda na questão ambiental, foram tratadas ações para a Estrada Parque Pantanal. “Vamos fomentar as atividades turísticas na Estrada Parque. A prefeitura de Corumbá já tem um projeto para a instalação de mirantes e no âmbito do Governo do Estado devemos publicar uma normativa ou decreto para restabelecer a governança desse atrativo, que é uma importante área especial de interesse ambiental”, afirmou.

No âmbito do desenvolvimento econômico, Semagro e Prefeitura de Corumbá deverão atuar na questão política da rodovia BR-262, em função do aumento no tráfego de caminhões transportando minério de ferro. “Será feita uma ação junto com o Governo do Estado e prefeitura para buscar recursos junto à União para a manutenção da rodovia. Vamos trabalhar fortemente na recomposição de recursos para a questão dos acessos para os caminhões e na relicitação da ferrovia, ponto fundamental nesse processo”, pontuou o titular da Semagro.

Na agricultura Familiar, foram discutidas ações para promover a expansão da produção de hortifrutigranjeiros e leiteira do município. “Vamos fortalecer a atuação da Agraer para oferecer assistência na região e fomentar o Programa de Desenvolvimento Sustentável e Orgânico do Pantanal, onde já temos algumas linhas de mel orgânico”, finalizou Jaime Verruck.

Também participaram do encontro os superintendentes da Semagro, Rogério Beretta (Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar) e Pedro Mendes (Meio Ambiente e Turismo).

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Vítima de acidente de trânsito em Anastácio é transferida para a Santa Casa em estado grave

2
Geral

Frustrado com carreira militar no Brasil, aquidauanense se alista na Legião Estrangeira na França

3
Geral

Professora Laura perde batalha para o câncer

4
Geral

Vítima de acidente em Anastácio segue internada e intubada na Santa Casa da capital

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo