X

TJMS

Desembargadores aprovam elevação da comarca de Anastácio para segunda entrância

A proposta segue agora para a Assembleia Legislativa

Compartilhe:

A-

A+

Os desembargadores do Órgão Especial, por unanimidade, votaram uma proposta de Projeto de Lei que eleva a comarca de Anastácio à categoria de segunda entrância e altera dispositivos da Lei nº 1.511/94. A proposta segue agora para a Assembleia Legislativa.

O presidente do TJMS,  Des. Divoncir Schreiner Maran, explicou aos pares que a reivindicação é antiga e que até então não fora atendida por razões de restrições de ordem orçamentária, aguardando o momento propício para a referida elevação. 

Ele ressaltou que atualmente existem os pressupostos necessários para inserir a reivindicação na pauta de prioridades do Poder Judiciário, e deve-se considerar que a elevação de categoria possibilitará que a comarca de Anastácio proporcione uma resposta mais rápida aos jurisdicionados, de modo a atender aos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo. 

Recentemente, o Des. Divoncir recebeu uma comitiva de Anastácio que veio ao Tribunal de Justiça pedir a elevação daquela comarca para segunda entrância. Na visita, o presidente do TJMS garantiu que adotaria todas as providências necessárias e cumpriu o compromisso assumido. 
 
O  juiz Luciano Pedro Beladelli, que judica na comarca há quatro anos e estava na comitiva de visitantes, explicou que, mesmo que não haja a imediata instalação da segunda vara, a elevação de entrância representará mais celeridade na prestação jurisdicional e a sociedade perceberá os resultados em curto prazo.
 
“Haverá benefícios, eis que o gabinete contará com mais um assessor, tornando o trabalho mais célere. Recebemos com muita alegria e agradecimento a notícia e estou agradecido profundamente ao presidente do TJMS, que observou a necessidade de elevação. Da mesma forma, agradeço a todas as pessoas que se empenharam para tornar a elevação uma realidade, em especial o promotor de justiça e defensora pública da comarca”, comemorou.

História – A história de Anastácio está intimamente ligada à de Aquidauana, já que ambas ficam às margens do rio Aquidauana. O distrito de Anastácio foi criado pela Lei Municipal nº 1.164, de 20/11/1958, subordinado ao município de Aquidauana. Na divisão territorial de 1963, o distrito de Anastácio ainda figurava no município de Aquidauana, sendo elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2.143, de 18/03/1964, e desmembrado de Aquidauana. 
 
Instalado em 1º de janeiro de 1965, o nome do município de Anastácio foi escolhido em homenagem ao primeiro morador oficial do povoado, o italiano Vicente Anastácio, cuja residência centenária foi a primeira de alvenaria e ainda hoje se destaca na esquina das avenidas Manuel Murtinho e Porto Geral.
 
A Comarca de Anastácio, porém, foi criada muito tempo depois, em setembro de 2006, com a edição da Lei nº 3.268, e sua instalação data do dia 4 de dezembro de 2006. Desde a instalação, passaram por Anastácio os juízes Anderson Royer (04/12/06 a 18/10/07), Jorge Tadashi Kuramoto (26/11/07 a 03/05/09), Nária Cassiana Silva Barros (15/06/09 a 06/01/13) e Luciano Pedro Beladelli (27/06/14 até os dias atuais).
 
Importante lembrar que a instalação da comarca de Anastácio foi o resultado da união das forças políticas e da sociedade local. Desmembrada de Aquidauana, a nova comarca objetivava desafogar os juízes que atuavam em Aquidauana, agilizando a prestação da tutela jurisdicional nas duas comarcas. Em janeiro de 2011, encerrou-se a construção de um prédio próprio para o fórum. A obra foi entregue em maio de 2012.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nunes Marques reúne campanhas de Lula e Flávio no TSE

ELEIÇÕES 2026

Nunes Marques reúne campanhas de Lula e Flávio no TSE

Encontro está previsto para esta terça-feira, às 15h30, a portas fechadas. Ministro busca colaboração contra a desinformação no segundo turno

Família procura por homem de 60 anos desaparecido em Aquidauana

Buscas em andamento

Família procura por homem de 60 anos desaparecido em Aquidauana

Renato de Souza foi visto pela última vez na terça-feira passada, quando estava de bicicleta; informações sobre o paradeiro podem ser repassadas à família

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo