X

Solidariedade

Morador de Anastácio cria vaquinha virtual para conseguir adaptar cadeira de rodas no carro

Compartilhe:

A-

A+

Luis Henrique, de 33 anos, natural do município de Anaurilândia e morador de Anastácio, ex-motorista da prefeitura da cidade, criou uma vaquinha virtual para conseguir adaptar uma cadeira de rodas especial em seu veículo.

Em entrevista ao jornal O Pantaneiro, Luis explicou que, em 2018, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). "Eu comecei a sentir algumas dores no braço e fui ao médico para fazer um exame. No dia do resultado, descobri que estava com ELA. Por ser uma doença degenerativa, não tem cura, e hoje eu já não consigo andar", disse.

"Eu sempre preciso ir para Campo Grande para fazer consultas e exames, e aqui na cidade eu preciso fazer sessões de fono, de fisio... E como somos somente eu e minha esposa, e eu não posso andar, ela que precisa me ajudar a entrar e sair do carro. Algumas pessoas, na rua, as vezes ajudam. Quando meu cunhado pode, ele também me ajuda", contou o entrevistado.

De acordo com Luis, durante pesquisas, ele achou algo que pode ajudá-lo e, por isso, resolveu criar a Vakinha e contar sua história, em busca de doações. "Eu estava procurando e descobri uma cadeira que é adaptada no carro. Ela tem banco giratório e a base da cadeira de rodas. O problema é que essa cadeira é de fora, importada, mas tem uma especializada em Goiânia que faz a instalação do produto. Por isso o valor de R$ 25 mil", citou.

Hoje (06), às 18h (horário de MS), Luis participará de uma live com Julio Faria, onde contará um pouco mais sobre sua história. A live ocorrerá no perfil do Facebook de Julio, no link https://web.facebook.com/julio.faria.718. Você pode doar clicando aqui, ou diretamente no PIX 67992869937.

A doença

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenetariava e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.

A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa: Esclerose - endurecimento e cicatrização.
Lateral - endurecimento da porção lateral da medula espinhal.
Amiotrófica - fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.

A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.

Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado. Ainda não existem evidências em nível mundial de tratamento que levem à cura da doença.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prova do Enem começa neste domingo (08)

FIQUE ATENTO

Prova do Enem começa neste domingo (08)

Exames ocorrem nos dias 8 e 15 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos devem estar atentos às orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

PERIGO

Bombeiros combatem incêndio em pizzaria de Ladário

Fogo atingiu um compartimento de aproximadamente seis metros quadrados. Ação rápida das equipes impediu que as chamas se espalhassem para outras áreas do estabelecimento. Não houve vítimas.

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo