X

Saúde

Centro promove encontro de cinoterapia em Anastácio com cães da Polícia Militar

Terapia assistida por animais estimula desenvolvimento cognitivo e sensorial de pacientes com transtorno do espectro autista; iniciativa contou com participação de familiares e equipe de saúde

Compartilhe:

A-

A+

O Centro Ambulatorial Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CEAME-TEA) de Anastácio realizou nesta terça-feira (24) o primeiro encontro de cinoterapia, terapia assistida por animais que contribui para o desenvolvimento e bem-estar dos pacientes. A iniciativa marcou um momento importante na ampliação das estratégias terapêuticas oferecidas pela unidade.

Durante a atividade, pacientes e familiares tiveram o primeiro contato com os cães e participaram de circuitos preparados pela equipe. As ações foram planejadas com foco na estimulação cognitiva e sensorial, promovendo aprendizado, interação e momentos de alegria.

O encontro contou com a presença do secretário de Saúde, João Fernando Guessy Braga, das coordenadoras Tainara Nunes (Atenção Especializada em Saúde) e Larissa Urunaga (CEAME-TEA), além da equipe da Polícia Militar, por meio do Canil Setorial, com os cães Zeck e Barth. A parceria entre a saúde e a segurança pública reforça a importância de práticas humanizadas no cuidado com os pacientes.

A cinoterapia utiliza cães treinados como facilitadores no processo terapêutico, auxiliando na socialização, no controle emocional e no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. A atividade será incorporada à rotina do CEAME-TEA como mais uma ferramenta de apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com autismo, ampliando as possibilidades de cuidado e inclusão.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mesmo sob chuva, eleitores comemoram eleição de Odilon Ribeiro para deputado estadual

ELEIÇÕES 2026

Mesmo sob chuva, eleitores comemoram eleição de Odilon Ribeiro para deputado estadual

Ex-prefeito de Aquidauana foi eleito para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com mais de 35 mil votos

Flávio Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno para presidente

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno para presidente

Candidatos foram os dois mais votados no primeiro turno; nova votação está marcada para 25 de outubro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo