Cão policial 'Urso' é treinado para farejar drogas e ajudou na ação da PM / Divulgação
Com a ajuda de um cão farejador, as guarnições PM da Radiopatrulha e da Rotai fecharam uma boca de fumo na noite desta quinta-feira (24). O ponto de venda de drogas funcionava em uma residência no Bairro Afonso Paim, em Anastácio. Um jovem traficante (21 anos) foi preso em flagrante.
De acordo com a PM, a ação foi realizada após um atendimento nas proximidades da rodoviária de Aquidauana, cidade vizinha. Um homem (36 anos) furtou produtos de um supermercado da região, no dia anterior, mas foi flagrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.
Nesta quinta-feira, a Radiopatrulha conseguiu deter o autor do furto, num bar perto da rodoviária de Aquidauana, e também prendeu outras duas pessoas por receptação dos produtos. Durante o atendimento, os policiais perceberam que um jovem, que passava pela rua, mudou de direção ao ver as viaturas. Na abordagem, a PM flagrou com o suspeito uma porção de maconha e certa quantia em dinheiro, em notas trocadas.
Como o jovem já vinha sendo alvo de denúncias anônimas e tinha várias fotos de 'plantação de maconha' no seu celular, os policiais de Aquidauana foram até a residência dele, na cidade vizinha. No local, a Radiopatrulha e a Rotai utilizaram um cão policial da raça labrador, treinado para farejar entorpecente.
Conduzido por um PM especialista, o cão "Urso" farejou um bicho de pelúcia e localizou um frasco, no interior do brinquedo, com várias trouxinhas de maconha. Sem saída, o traficante acabou indicando onde escondia o restante das drogas.
O jovem disse que adquiria os entorpecentes com uma pessoa de Bela Vista. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.