08 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Solidariedade

Morador de Anastácio cria vaquinha virtual para conseguir adaptar cadeira de rodas no carro

6 JAN 2022 - 15h35min
Schimene Duque Weber

Luis Henrique, de 33 anos, natural do município de Anaurilândia e morador de Anastácio, ex-motorista da prefeitura da cidade, criou uma vaquinha virtual para conseguir adaptar uma cadeira de rodas especial em seu veículo.

Em entrevista ao jornal O Pantaneiro, Luis explicou que, em 2018, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). "Eu comecei a sentir algumas dores no braço e fui ao médico para fazer um exame. No dia do resultado, descobri que estava com ELA. Por ser uma doença degenerativa, não tem cura, e hoje eu já não consigo andar", disse.

"Eu sempre preciso ir para Campo Grande para fazer consultas e exames, e aqui na cidade eu preciso fazer sessões de fono, de fisio... E como somos somente eu e minha esposa, e eu não posso andar, ela que precisa me ajudar a entrar e sair do carro. Algumas pessoas, na rua, as vezes ajudam. Quando meu cunhado pode, ele também me ajuda", contou o entrevistado.

De acordo com Luis, durante pesquisas, ele achou algo que pode ajudá-lo e, por isso, resolveu criar a Vakinha e contar sua história, em busca de doações. "Eu estava procurando e descobri uma cadeira que é adaptada no carro. Ela tem banco giratório e a base da cadeira de rodas. O problema é que essa cadeira é de fora, importada, mas tem uma especializada em Goiânia que faz a instalação do produto. Por isso o valor de R$ 25 mil", citou.

Hoje (06), às 18h (horário de MS), Luis participará de uma live com Julio Faria, onde contará um pouco mais sobre sua história. A live ocorrerá no perfil do Facebook de Julio, no link https://web.facebook.com/julio.faria.718. Você pode doar clicando aqui, ou diretamente no PIX 67992869937.

A doença

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenetariava e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.

A descrição do seu nome, Esclerose Lateral Amiotrófica, significa: Esclerose - endurecimento e cicatrização.
Lateral - endurecimento da porção lateral da medula espinhal.
Amiotrófica - fraqueza que resulta na redução do volume real do tecido muscular, atrofia.

A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.

Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado. Ainda não existem evidências em nível mundial de tratamento que levem à cura da doença.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

"Um sonho", diz Tiago sobre o voo de balão

2
Policial

Mulher é vítima de feminicídio ao sair do trabalho

3
Aquidauana

Chuva que começa a cair hoje "abre" nova frente fria em Aquidauana

4
Geral

Veículo capota na MS-475

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min21 max26

Aquidauana

Chuva
min21 max26

Anastácio

Chuva

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

De Juma à Maria Bruaca Com os Nossos Tenórios Nossos ...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Telefones Úteis

Delegacia da Mulher

Luis da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1172
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo