31 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Anastácio

Professores de Anastácio concluem oficina de fotografia

Curso foi ministrado pela professora doutora Christiane Gioppo. Atividade foi dividida em três etapas presenciais.

24 NOV 2013 - 10h00min
redação
Na atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental, um grupo de 16 pessoas, entre professores e diretores da educação básica de Anastácio, concluiu esta semana o curso de fotografia ministrado pela professora doutora Christiane Gioppo, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A atividade foi dividida em três etapas presenciais que incluíram saídas de campo para que os participantes colocassem em prática o que aprenderam.
 
Com o objetivo de ampliar as percepções ambientais dos professores sobre o ambiente em que vivem e relacioná-las com as disciplinas que ministram nas escolas, a professora Christiane ensinou técnicas fotográficas simples, mas, principalmente, promoveu debates para despertar o olhar crítico dos participantes da oficina sobre questões ambientais no município de Anastácio e região.
 
Nesse último encontro, os participantes aprenderam sobre a importância da luz para a foto e apresentaram imagens feitas por eles e por alunos nas últimas semanas, material que foi discutido em grupo. A atividade prática foi uma visita aos paredões de pedra de Camisão, em Aquidauana, uma das principais atrações turísticas do município.
 
Os professores relataram que já estão ultilizando a fotografia nas escolas desde o início do curso, no mês de agosto. Para a professora Waldinéia Lima, da Escola Teodoro Rondon, o uso da foto nas aulas fez com que a interação dos alunos aumentasse. "A atividade extraclasse deixa as crianças com mais ânimo. A aula fica mais agradável e os alunos participam mais, expõem sua ideias e acabam ficando mais críticos", diz.
 
O diretor da escola Manoel Valério, Aroldo Brito, também participou da oficina, apesar de não dar aulas por estar na direção da instituição de ensino. Ele fez questão de fazer o curso junto com os cinco professores da escola dele. "Qualquer um bate foto, mas nem todos conhecem as técnicas. Quanto mais pessoas aprenderem a fazer o uso correto da fotografia, melhor para os alunos, que estão adorando a novidade em sala de aula", explica.
 
A oficina, que integra o projeto de gestão ambiental da "BR-262 - Faço parte desse caminho", entre Anastácio e Corumbá, desenvolvido pela UFPR por meio do ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), será encerrado oficialmente no dia 05 de dezembro, com a exposição aberta ao público em local e data a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação de Anastácio.
 
BR-262 ? Faço Parte deste Caminho
 
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.
 
ITTI
 
O ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Delivery Amorim_02
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Policiais de Anastácio prendem traficantes em três pontos da cidade

2
Geral

Ainda descamisado, seu Zé é "blindado" até no frio de 6ºC

3
Anastácio

Jovem é preso com 12 pacotes de maconha em Anastácio

4
Informe Publicitário

Itajú Eco Hotel reabre as portas em agosto como o seu mais novo point turístico sul-mato-grossense

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min11 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min11 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo