O município de Aquidauana será um dos beneficiados com a expansão do Programa Mais Médicos. No total, 13 cidades e um DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) sul-mato-grossenses aderiram ao novo edital da iniciativa e solicitaram 29 profissionais para atuar no Estado.
Segundo informações do Ministério da Saúde, divulgadas nesta quinta-feira (05), Aquidauana pediu uma nova vaga através do Mais Médicos. A notícia chega em meio à
crise no setor da saúde do município, com a dívida de quase R$ 6 milhões do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz e a ameaça de
paralisação dos médicos.
O Hospital Regional é a grande referência da microrregião de Aquidauana, que agrega os municípios de Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque, com uma população aproximada de 130 mil pessoas. Na última semana, o prefeito de Aquidauana, Zé Henrique (PDT), esteve reunido com os representantes da classe médica, para discutir a situação. Entre outros assuntos, ele pediu que os profissionais reavaliem o início da greve, marcada para o dia 13 de fevereiro.
Adesão nacional
Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa. Com isso, o Governo Federal vai garantir em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde do país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.
?A enorme adesão dos municípios mostra o impacto e a confiança que os gestores têm no programa, além da sua importância para a estruturação e expansão do atendimento. Essa nova etapa do Mais Médicos é uma oportunidade de ampliarmos e expandirmos o impacto do programa para 63 milhões de pessoas?, comemora o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Inscrições
As novas oportunidades poderão ser disputadas por 15.747 médicos brasileiros que se inscreveram na seleção aberta pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Os profissionais devem indicar até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar.
Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Os que não forem selecionados terão outras duas oportunidades para escolher as cidades, nos períodos de 23 e 24 de fevereiro e 17 e 18 de março, como segunda e terceira chamada. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na unidade básica de saúde na data prevista não poderá participar das outras chamadas.
Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 05 de maio, para médicos estrangeiros. A cada trimestre, o Ministério da Saúde lançará edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poderão contemplar vagas em municípios que antes não conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.