Saúde
Capacitação atende à Lei Lucas e prepara profissionais da educação para agir em emergências nas escolas
Nos dias 10 e 11 de abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Aquidauana realizou uma capacitação em primeiros socorros voltada a mais de 600 profissionais da rede municipal de ensino de Anastácio. A ação aconteceu no Centro de Convenções do município e teve como foco o cumprimento da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que exige treinamento em primeiros socorros para educadores e funcionários de instituições escolares e de recreação infantil.
A formação foi conduzida pela enfermeira Vanessa Arce Lopes, responsável técnica e membro do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, juntamente com sua equipe. O treinamento incluiu conteúdos teóricos e práticos sobre como agir em situações de emergência, como engasgos, quedas, convulsões e paradas cardiorrespiratórias, comuns no ambiente escolar.
A Lei Lucas foi criada após a morte de Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua escola em 2017. A mãe do garoto, Alessandra Begalli, liderou a mobilização para garantir que outras crianças tivessem mais chances de receber ajuda imediata em casos semelhantes.
“O intuito desta capacitação é cumprir o que determina a lei federal e passar conhecimento teórico-prático aos servidores da rede de educação, proporcionando a capacidade de atuar em situações de emergência que possam ocorrer durante o ano letivo”, explicou Héverton Bastos, coordenador do SAMU de Aquidauana.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Primeiros a receber o pagamento do Bolsa Família de setembro serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
EDUCAÇÃO
Enamed afere aprendizado de estudantes e avalia cursos de medicina
Voltar ao topo