ELEIÇÕES 2026
Morador de Campo Grande fez questão de retornar à cidade para participar das eleições; para o filho Cláudio, pai deu uma verdadeira lição de cidadania
Publicado em 04/10/2026 às 14:42
Morando em Campo Grande, Ney retornou a Aquidauana a pedido próprio para participar das Eleições 2026 / Arquivo pessoal/Cedida ao O Pantaneiro
Aos 71 anos, Ney Alviço poderia ter optado por não votar. Mas, para ele, participar das eleições deste domingo (04) era muito mais do que uma obrigação — até porque, pela idade, o voto já é facultativo. Era um desejo que vinha manifestando havia meses e que fez questão de realizar, mesmo diante das limitações enfrentadas nos últimos tempos.
Morando em Campo Grande, Ney retornou a Aquidauana a pedido próprio para participar do primeiro turno das Eleições 2026. Depois de passar cerca de um ano e três meses acamado na capital, ele conseguiu voltar para casa e, entre as primeiras coisas que desejava fazer, estava justamente comparecer às urnas.
O retorno emocionou a família. Segundo o filho, Cláudio Alviço, o pai sempre foi apaixonado por política e fez questão de acompanhar de perto a vida pública e exercer seu direito de cidadão.
“Meu pai é apaixonado pela política, sempre foi. Para ele, a democracia não é uma questão de obrigação, é uma questão de paixão por tudo o que conquistou em anos de política e por tudo aquilo em que acredita”, conta Cláudio.
A viagem de Campo Grande para Aquidauana foi feita mesmo diante das dificuldades de saúde enfrentadas por Ney. Para a família, o esforço ganhou um significado ainda maior justamente por ele não abrir mão da oportunidade de participar da eleição. Disse que queria votar em Flávio Bolsonaro (PL) para a Presidência da República, Rose Modesto (União Brasil) para deputada federal e Odilon Ribeiro (PL) para deputado estadual.
Cláudio conta que, ao chegar novamente em casa, o pai se emocionou. Pouco depois, teve uma queda de pressão, mas se recuperou e passa bem.
Para o filho, a atitude de Ney ultrapassou o próprio ato de votar e se transformou em um exemplo para a família.
“Ele não está apenas exercitando a cidadania, mas também dando uma lição para todos nós”.
A emoção do retorno também trouxe ao filho uma lembrança dos valores que recebeu ao longo da vida.
“Meu pai é um herói anônimo da democracia. Sinto muito orgulho dele e, como sempre fez em vida, ele continua me ensinando valores de cidadão e de homem”.
A previsão é de que Ney retorne a Campo Grande nesta segunda-feira (05), encerrando uma passagem por Aquidauana que, para ele e para a família, teve um significado especial: voltar para casa e fazer questão de votar.
ELEIÇÕES 2026
Bateria garante funcionamento do equipamento durante a votação; transmissão dos dados será feita pelo Cartório Eleitoral de Anastácio
Eleições 2026
Cinco dos 10 nomes que concorrem no pleito já compareceram às urnas; votação segue até as 16h
Voltar ao topo