Saúde
Unidade móvel do programa Agora Tem Especialistas oferece consultas, exames e cirurgias de catarata; estrutura também atenderá moradores de outros 13 municípios da região
Publicado em 06/10/2026 às 07:51
Serão 45 dias de acesso ampliado a serviços especializados de oftalmologia por meio da Carreta do Programa Agora Tem Especialistas / Divulgação Agecom/Thaís Mendes
Durante os próximos 45 dias, pacientes aquidauanenses e de outros municípios da região terão acesso ampliado a serviços especializados de oftalmologia por meio da Carreta do Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. A unidade móvel foi recebida na manhã desta segunda-feira (05) pela Prefeitura de Aquidauana, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde e Saneamento).
A recepção contou com a presença do prefeito Mauro do Atlântico (PSDB), do superintendente do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza, de secretários municipais, do enfermeiro José Carlos Brasil Filho, responsável técnico da carreta oftalmológica, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Senair de Oliveira, além de integrantes da equipe da Sesau e demais autoridades.
Durante a programação, foi realizada uma visita técnica à estrutura da carreta, equipada para oferecer consultas oftalmológicas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos para tratamento de catarata.
O atendimento seguirá o fluxo da rede pública de saúde. O paciente deverá procurar a ESF (Estratégia Saúde da Família) de referência, onde será realizada a avaliação.
Havendo indicação para atendimento especializado, o paciente será encaminhado à Central de Regulação, responsável pelo agendamento e pela disponibilização da vaga.
Além de Aquidauana, a unidade atenderá moradores de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho, Miranda e Terenos, fortalecendo a regionalização da saúde e ampliando o acesso aos serviços especializados.
Durante a recepção, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância da chegada da carreta para o atendimento especializado no município.
“A chegada dessa carreta representa uma conquista importante para Aquidauana e para toda a região. É uma estrutura que vai possibilitar ampliar o atendimento oftalmológico e levar mais agilidade para quem precisa de diagnóstico e tratamento”, afirmou o prefeito Mauro.
O superintendente do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza, ressaltou a parceria entre o Governo Federal, a Prefeitura de Aquidauana e os municípios da região.
“Essa carreta representa a presença do Governo Federal junto aos municípios, levando atendimento especializado para mais perto da população. É uma parceria que envolve o Ministério da Saúde, a gestão municipal e os municípios da região, com o objetivo de ampliar o acesso e reduzir as filas por atendimento”, destacou Ronaldo.
A secretária de Saúde e Saneamento, Sandra Calonga, também ressaltou o reforço proporcionado pela unidade à rede municipal, especialmente diante da demanda por consultas e exames oftalmológicos.
“É um reforço muito importante para a nossa rede de saúde. A demanda por atendimento oftalmológico é grande e, durante esses 45 dias, teremos a oportunidade de ampliar o acesso da população às consultas e aos exames, contribuindo para reduzir a demanda e dar mais agilidade ao atendimento dos pacientes”, pontuou Sandra.
*Fotos: Divulgação Agecom/Thaís Mendes
Eleições 2026
Ex-prefeito de Aquidauana recebeu 5.143 votos no município vizinho; Gerson Claro e Jerson Domingos aparecem bem atrás na sequência dos candidatos mais votados
ELEIÇÕES 2026
Camila Jara liderou a votação no município, seguida por Beto Pereira e Rose Modesto. Dos oito eleitos por Mato Grosso do Sul, sete apareceram entre os nomes mais votados na cidade
Voltar ao topo