Evento em Aquidauana iniciou com café da manhã, além de formatura geral e palestra
Divulgação
Nesta sexta-feira (21), o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, rememorou os 75 anos da Tomada de Monte Castelo. O evento em Aquidauana iniciou com um café da manhã com a reserva, além de formatura geral e palestra sobre o feito histórico FEB (Força Expedicionária Brasileiro).
Prestigiaram também a solenidade autoridades militares e civis, e o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, André Ragalzi e alunos de escolas do município de Aquidauana.
História
O 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira. A unidade está sediada na cidade de Aquidauana.
Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Foi distinguido com a Citação de Combate. A Bandeira Nacional da unidade recebeu a Cruz de Combate de 1ª classe com a Ordem do Mérito Militar. É denominado “Carlos Camisão” em homenagem a esse chefe militar que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a Campanha da Tríplice Aliança.
O estandarte do 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano. O Estandarte Histórico retrata, em suas cores e símbolos heráldicos, a participação heróica da única unidade de Engenharia do Exército Brasileiro que lutou na 2ª Grande Guerra.
Sidrolândia
Samu foi acionado, mas vítima morreu no local do acidente
Campo Grande
Motorista do Toyota Etios não quis fazer teste do bafômetro
Voltar ao topo