Criado pelo Decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Carlos Camisão - completa 71 anos neste domingo (06). No decorrer da última semana, foram realizadas diversas atividades para celebrar a data.
Na quarta-feira (02), o sargento Wallace ministrou uma palestra sobre os fatos marcantes do 9º BE Cmb, como o contexto da criação, a atuação na 2ª Guerra Mundial e as recentes participações na Missão de Paz, no Haiti. O evento contou com a presença do comandante do Batalhão, coronel João Luiz Lopes Teixeira.
A programação prosseguiu na quinta-feira (03), com cultos religiosos e visita ao Museu Marechal José Machado Lopes, onde se encontram diversas peças históricas, entre elas, a bandeira Nazista capturada pelas tropas brasileiras da FEB (Força Expedicionária Brasileira), na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. O combatente que capturou a bandeira Nazista, sargento Meroveu, natural de Aquidauana, integrou o 9º BE Cmb.
A formatura-geral foi realizada na sexta-feira (04). Neste sábado (05), aconteceu a tradicional corrida/caminhada de cinco quilômetros pelas ruas de Aquidauana. No mesmo dia, a pista de atletismo do Batalhão foi palco de atividades de atletismo e recreação para as crianças.
Sobre o 9º BE Cmb
Localizado na cidade de Aquidauana, o 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira.
Incorporado à FEB (Força Expedicionária Brasileira), o Batalhão participou da 2ª Guerra Mundial e cooperou para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Foi distinguido com a Citação de Combate.
A Bandeira Nacional da unidade recebeu a Cruz de Combate de 1ª classe com a Ordem do Mérito Militar. O Batalhão é denominado "Carlos Camisão" em homenagem a esse chefe militar que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a campanha da Tríplice Aliança.
O estandarte do 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano. Em tempos de paz, o Batalhão forma contingentes de reservistas e qualifica o homem para o mercado de trabalho. Também se destaca pela presença na comunidade local, principalmente quando é necessário apoio em situações de calamidade, e pela atuação na Missão de Paz, no Haiti.
O coronel João Luiz Lopes Teixeira é o 29º comandante da história do 9º BE Cmb.