X
Atividades laborais

Ação busca manter qualidade da saúde dos funcionários do comércio de Aquidauana

O objetivo é avaliar as condições ergonômicas durante o expediente

Funcionários do comércio de Aquidauana estão recebendo atenção especial no início deste ano, no que diz respeito à saúde deles no trabalho. A Prefeitura, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), está realizando ações de ergonomia com os trabalhadores, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA).

O objetivo é avaliar as condições ergonômicas durante o expediente, propor alterações possíveis no ambiente de trabalho, realizar ginástica laboral e fazer orientação postural para os trabalhadores administrativos, vendedores, operadores de caixa, recepcionistas, repositores, dentre outros que estão diretamente expostos às condições de desenvolvimento de agravos relacionados à ergonomia.

Esse trabalho é desenvolvido pela fisioterapeuta do serviço Maria Aparecida e iniciou na segunda quinzena de janeiro com os associados. No mês de fevereiro, a atividade terá ênfase pelo dia 28 de fevereiro, que é  Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data foi escolhida pela OIT – Organização Internacional do Trabalho – para conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER). 

A sigla LER/DORT identifica um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e nervos (dedos, mãos, antebraços, braços e pescoço). Essas mesmas lesões são a causa de muitos afastamentos e readaptações para trabalhadores e trabalhadoras de diversos ramos de atividade, e que devem ser tratadas com métodos preventivos para que esse quadro mude.

É importante ressaltar que as fichas de notificação compulsória devem ser preenchidas pelos profissionais de saúde sempre que houver entrada de paciente nas unidades de saúde e nos hospitais, resultado de acidente relacionado ao trabalho. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento poderá quantificar e identificar os tipos de agravos que acometem a população e poderão desenvolver atividades de prevenção para esses grupos.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Resgate

Bombeiros resgatam família cercada pelo fogo em sítio às margens do Rio Paraguai

A família foi retirada da área de risco e levada em segurança para a embarcação, sob os cuidados do subtenente Valdeci

Economia

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões

Sorteio será realizado a partir das 20h, horário de Brasília

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo