20 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Ações pontuais trazem benefícios para o distrito de Piraputanga

Distrito fica localizado a aproximadamente 28 quilômetros de Aquidauana. Região é conhecida por atrair um grande número de turistas.

29 SET 2013 - 08h00min
redação
Localizado às margens do Rio Aquidauana, na Serra de Maracaju, a aproximadamente 28 quilômetros da sede do município, o distrito de Piraputanga tem recebido atenção especial por parte da Prefeitura de Aquidauana e do governo de Mato Grosso do Sul. Ações realizadas de forma pontual vêm contribuindo para trazer melhorias e acelerar o desenvolvimento da região. 
 
Durante solenidade recente, o prefeito José Henrique Trindade (PDT) participou da entrega de um trator para o distrito, onde mais de 100 moradores estão sendo diretamente beneficiados. Segundo o presidente da Associação Comunitária de Moradores de Piraputanga, Humberto Cristaldo Filho, essa era uma antiga reivindicação da população local. 
 
"O trator proporcionou mais agilidade no atendimento à comunidade, ajudando em serviços de roçada, limpeza, mudanças e até mesmo em acidentes. Em pouco tempo, já deu para perceber várias mudanças e melhorias que as ações da prefeitura de Aquidauana vêm proporcionando ao nosso distrito", elogia Humberto. 
 
Outra ação que agradou aos moradores foi realizada no cemitério de Piraputanga, com a substituição de postes de madeira pelos de concreto, que garantem mais segurança e modernidade no fornecimento de energia elétrica. A pintura da escola Antônio Santos Ribeiro também agradou a alunos, professores e coordenadores.
 
Humberto diz que outra reivindicação feita ao prefeito José Henrique, através de ofício, foi a cedência de uma sala que se encontra vazia no prédio da Praça Central de Piraputanga. A ideia é instalar uma máquina no local, onde os moradores poderiam pagar contas de água ou luz, sem precisar se deslocar até Aquidauana. 
 
"Muitas pessoas são carentes e encontram grandes dificuldades para pagar um ônibus e viajar até Aquidauana. Por causa disso, fizemos o pedido para que a Prefeitura analise e esperamos uma resposta positiva em breve", explica o presidente da Associação Comunitária de Moradores. 
 
Destino turístico 
 
Um dos destinos turísticos mais procurados da região do Portal do Pantanal, o distrito de Piraputanga é conhecido pelas suas belezas naturais e população hospitaleira. Com o objetivo de deixar uma impressão ainda melhor para os visitantes, a comunidade tem trabalhado conjuntamente às autoridades para reivindicar projetos de obras e reformas para o distrito. 
 
O cabo Dinarte Nolasco de Barros, novo comandante do 1º Grupamento Policial Militar de Piraputanga, subunidade do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana, diz que um dos seus objetivos será manter as boas relações institucionais e contribuir para a realização de novos projetos. 
 
A instalação de placas com os nomes das ruas, de sinalização, a cobertura da principal quadra de esportes e a pintura do prédio da Praça Central estão entre os pedidos feitos por moradores e turistas do distrito. "O prefeito também já tem em mãos o projeto de construir uma avenida no lugar da rua principal do distrito. Se isso acontecer, vai ser algo excelente, melhorando o trânsito e trazendo mais segurança para os usuários", destaca o comandante. 
 
O distrito também foi beneficiado, recentemente, com o trabalho de cascalhamento das vias e estradas. As ações ocorreram graças ao empenho do Secretário de Obras do Estado, Edson Giroto. Outra solicitação atendida pelo titular da pasta foi a melhoria nos sistemas de fornecimento de água, problema antigo e que trazia transtornos para a região. 
 
Em parceria estabelecida com a Agesul, por meio do engenheiro-chefe da 1ª Divisão, Fernando Saltão, Piraputanga também vem sendo beneficiada com trabalhos de patrolamento. Em contrapartida, a Associação Comunitária de Moradores cedeu um espaço de trabalho para os funcionários da Agesul. 
 
Rio Aquidauana 
 
Navegar pelo Rio Aquidauana, entre as paisagens da Serra de Maracaju, é uma das grandes atrações para os turistas que visitam Piraputanga. As belezas do local e os diversos tipos de peixes, como o jaú, o pintado e o pacu, atraem um grande número de pescadores e encantam os visitantes. 
 
Porém, é exatamente esse o ponto em que está um grandes problemas do distrito, única localidade da região sem uma via direta de acesso ao Rio Aquidauana. Para conferir as belezas naturais é preciso entrar pelas propriedades particulares, algo que não é um privilégio para todos.
 
Lideranças de Piraputanga dizem que um dos grandes objetivos para a região é a construção de uma via de acesso ao Rio Aquidauana, para que todos tenham a oportunidade de contemplar as belezas naturais do distrito. O assunto também será levado em breve para análise e discussão junto aos governos municipal e estadual.
 
  • Trator agilizou o atendimento à comunidade do distrito (Foto: O Pantaneiro)
  • Pintura da escola Antônio Santos Ribeiro agradou aos moradores do distrito (Foto: O Pantaneiro)
  • Paisagem do Rio Aquidauana vista de Piraputanga: destino turístico (Foto: O Pantaneiro)
 

Veja também

Mais Lidas

1
Charges

Triste

2
Anastácio

Foragido é preso pela PM dentro de casa abandonada em Anastácio

3
Aquidauana

Idoso é preso por dirigir embriagado no centro de Aquidauana

4
Policial

Após ter R$ 5 mil furtados, mulher volta a ser alvos de bandidos em menos de 1 mês

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,83m
Miranda
1,38m
Paraguai
(-) 30

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Seus...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O LÍDER"

Mariana Thomé

Home oyster: você sabe o que é?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Veículos

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Ver Mais
Fale com a redação