X
Cultura

Aglay Trindade é homenageada pela Academia de Letras do Brasil

A homenagem contou com a participação de sua irmã, a escritora Jandira Trindade

Divulgação

A escritora aquidauanense Aglay Trindade Nantes foi homenageada pela Academia de Letras do Brasil – Seccional Campo Grande (ALB-CG), ao ser escolhida como patrona da Cadeira nº 36 da instituição. A informação consta em comunicado oficial divulgado pela Academia, datado de 18 de dezembro de 2025, em Campo Grande.

De acordo com o documento, Aglay Trindade, autora da obra “Morro Azul: Estórias Pantaneiras”, passa a dar nome à cadeira que será ocupada, a partir de 14 de janeiro de 2026, pelo acadêmico Raphael Mesquita. A escritora, já falecida, é reconhecida por sua contribuição à literatura sul-mato-grossense, com produções que abordam temas ligados à memória e à realidade regional.



A homenagem contou com a participação de sua irmã, a escritora Jandira Trindade, que esteve presente na cerimônia realizada em Campo Grande. Durante o evento, Jandira representou a família e destacou a trajetória literária de Aglay, inclusive com a leitura de trechos e referências à produção poética da autora aquidauanense.

Natural de Aquidauana, Aglay Trindade é lembrada por sua atuação na literatura regional e pelo legado deixado por meio de suas obras. A escolha de seu nome como patrona de uma cadeira da Academia de Letras do Brasil reforça o reconhecimento institucional de sua contribuição cultural e literária, projetando a memória da escritora aquidauanense no cenário acadêmico estadual e nacional.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Vereadores aprovam doação de áreas para nova Maternidade e Policlínica de Corumbá

A Maternidade e a Policlínica serão construídas ao lado do futuro Hospital Regional de Corumbá

Cultura

Semana Cultural Indígena começa em Nioaque e celebra tradições dos povos originários

A abertura foi realizada na Aldeia Brejão, reunindo lideranças indígenas, comunidades locais e participantes em uma programação voltada à cultura

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo