X
Saúde

Aldeia Limão Verde ganha nova UBS

Inauguração foi realizada ontem (28), pela Prefeitura Municipal de Aquidauana

Divulgação/Prefeitura Municipal de Aquidauana

Na útima terça-feira (28), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. Ao som e no ritmo das danças terenas, a comunidade indígena festejou a entrega dessa obra que era esperada há anos, uma demanda antiga da aldeia.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, esteve prestigiando o ato de inauguração, juntamente com a primeira-dama Maria Eliza; a secretária municipal de Saúde; Cláudia Souza; e os vereadores Wezer Lucarelli, Anderson Meireles, Marquinhos Taxista, Everton Romero, Sargento Cruz, Tião Melo e Reinaldo Kastanha.

A UBS ganhou o nome de "Rubenita Peixoto Terena", que foi a enfermeira pioneira na aldeia, marcando a história das famílias indígenas, pois fazia desde partos até outros atendimentos mais urgentes, na missão de ajudar a salvar vidas e aliviar a dor de quem a procurava.

Dentre as autoridades presentes estavam o Antônio dos Santos Silva, ccacique do Limão Verde; Aparecido Portela, representante do INCRA; Jamil Naglis, representante da governadoria; Danilo de Oliveira, representante do DSEI; Luiz Torres, coordenador do Polo Base da SESAI em Aquidauana; Elizio Vieira, da SESANI/DSEI/MS; Luiz Antônio Júnior, coordenenador distrital do DSEI/MS; Caroline Bolzan, engenheira da obra; e Tiago Bueno, médico responsável da UBSI.

A construção da unidade de saúde, na aldeia Limão Verde, iniciou em março de 2021, porém, com a pandemia, a obra precisou ser suspensa e foi retomada e concluída neste mês de junho.

Nesta obra foram investidos R$ 436.281,87 mil reais, destinado pelo Governo Federal via Ministério da Saúde para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A nova UBSI traz mais conforto e comodidade aos pacientes e é um espaço melhor adequado para os profissionais de saúde prestarem seus atendimentos.

A UBS tem uma área construída de 200 metros quadrados, com 03 consultórios (odontológico, médico e indiferenciado), sala de vacina, farmácia, sala de procedimentos de curativos e suturas, sala de lavagem, recepção e sanitários.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Avanço

Polícia Científica tem alta tecnologia aliada para resolver crimes com arma de fogo

Em 2023, 816 armas de fogo foram periciadas em MS

Economia

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda

Participantes da Faixa 1 do Desenrola não podem participar

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo