Capacitação promovida pelo SENAR, em parceria com o Sindicato Rural, lideranças indígenas e Prefeitura, fortalece oportunidades de emprego e renda para a comunidade
Gabriela Bernardes/ Prefeitura de Aquidauana
Durante esta semana, a aldeia Buritizinho, localizada no município de Aquidauana (MS), está recebendo o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, oferecido gratuitamente à população indígena da região. A capacitação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural, lideranças indígenas locais e a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Núcleo de Geração de Emprego e Renda.
O curso tem como principal objetivo preparar os participantes para o uso seguro e eficiente da motosserra, abordando tanto aspectos técnicos quanto de segurança. A formação busca reduzir riscos de acidentes e garantir o uso correto da ferramenta, o que também contribui para a durabilidade do equipamento.
A ação conta com a participação de indígenas das etnias Terena, Kadweu e Xavante, e as aulas estão sendo ministradas pelo instrutor do SENAR, Pedro Claus.
O prefeito Mauro do Atlântico esteve presente na aldeia para acompanhar a realização da capacitação e ressaltou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população indígena. “Importante destacar também que o curso acontece aqui dentro da aldeia, facilitando a participação deles e o acesso ao conhecimento. Agradecemos a parceria salutar do Sindicato Rural e do SENAR em oferecer essas qualificações para os indígenas do nosso município junto com a Secretaria de Assistência Social”, afirmou o prefeito.
Além do curso de motosserra, está previsto para a próxima semana o início de uma nova formação na aldeia: o Curso de Operação de Roçadeira Costal, ampliando ainda mais as possibilidades de capacitação profissional para os moradores.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Luto
Acidente foi no sábado, mas o resgate só chegou até ela nesta terça
Saúde
Resultado reforça a confiança nos serviços prestados pelo laboratório e destaca a qualificação da equipe de Biologia Molecular
Voltar ao topo