A aluna Lorena Camili F. Santos da Silva, estudante da Escola Municipal Ada Moreira Barros, situada no distrito de Cipolandia, recebeu menção honrosa por seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Em contato com Elza Calves, Coordenadora Psicológica da unidade de educação, a aluna Lorena Camili F. Santos da Silva destacou-se pelo excelente desempenho na 16° Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2021.
Na ocasião, a jovem ficou em 27º lugar em um grupo de 200 alunos no Estado do Mato Grosso do Sul. Ela foi a única representante em seu nível na Rede Municipal de Aquidauana.
Disputa
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.