28 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Amizade de quase meio século é comemorada por aquidauanenses

Desde 2016, os amigos se encontram anualmente para comemorarem a amizade e colocar o papo em dia

23 OUT 2019 - 11h50min
Mariana Oliveira

A amizade entre 14 meninas e dois meninos começou em 1976, no curso de Habilitação Básica em Agropecuária, na Escola Estadual Cândido Mariano, em Aquidauana. “Naquela época o ensino médio era profissionalizante e o curso foi escolhido por todos nós pela quantidade de horas que tinha”, conta Nivea Mara Quelho Rossi.

Delivery Amorim_02

A psicóloga conta que nenhum dos 16 amigos que optaram pelo curso seguiram a área escolhida como profissão, mas que a amizade  aconteceu exatamente por isso. “Ríamos muito das matérias do curso. Aprendíamos sobre vários tipos de bois, fazíamos dissecação e achávamos tudo aquilo engraçado”.

Com o passar dos anos e a mudança de cidade de alguns integrantes, o grupo acabou se distanciando, porém por conta da tecnologia, essa distância diminuiu nos últimos anos.

Foto tirada em 1976 na  Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA)

“Com as redes sociais, fomos nos encontrando e conversando até montarmos um grupo do whats app. Foi aí que surgiu a ideia de realizarmos uma festa para comemorar os 40 anos de amizade, que aconteceu em 2016. Depois deste, os encontros passaram a ser anuais. Fizemos o primeiro em Aquidauana, o segundo em Campo Grande, o terceiro em Bonito e o quarto aqui em Aquidauana”, conta e explica que a escolha das cidades é por conta dos amigos que moram nesses municípios. “Apenas uma ficou mais longe e está em Brasília”.

A felicidade de cada reencontro fica nítida nas fotos tiradas e publicadas pelo grupo. “O primeiro reencontro foi pura emoção porque haviam pessoas que não víamos há anos e quando nos encontramos parecia que tinha sido ontem. Claro que nem todos conseguem ir, mas vemos o esforço de cada um para poder rir e relembrar das histórias conosco. Mas é muito legal porque a gente acompanha tudo, conhece as famílias, os filhos”.

Nívea fala que há histórias de amizades que ultrapassam meio século.  “Eu, Nivea, Xadia, Brigitte, Hermenegilda (Menê), por exemplo, estamos juntas desde a pré-escola, há 52 anos e nos reaproximamos nesses encontros”, comemora.

Sobre as histórias, a psicóloga fala que boa parte das lembranças são de muita risada e cumplicidade. “Toda quarta-feira voltávamos do CERA (Centro de Educaçãoo Rural de Aquidauana) de ônibus com os professores, mas teve uma vez que não ia ter aula à tarde e, então, resolvemos ir a pé os quase 12 km. Pra nós aquilo foi uma aventura marcada por muitas risadas”, relembra.

Desde 2016, todos os grupos se encontram anualmente para comemorar a amizade 

Ela lembra que para realizar a formatura, o grupo se organizava. “Fazíamos vários eventos  para arrecadar fundo para a formatura. Quando era a feira da pechincha cada uma levava um pouco de coisa e íamos pra praça vender no final de semana.  E aí chegava na sexta a gente aproveitava o final da aula para organizar as roupas, colocar os preços. Esses são os momentos que mais dão saudades. A gente sempre se divertia muito e eram essas situações que foi fortalecendo ainda mais o nosso vínculo de amizade”.

Aquidauana foi o município escolhido para o próximo encontro. “Não temos a data definida ainda, mas já sabemos que o encontro será no mês de outubro”.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Presídio masculino de Aquidauana tem novo diretor

2
Anastácio

Trio é preso com carro roubado em Anastácio

3
Informe Publicitário

Ultragaz chega à Aquidauana em novíssima sede com entrega de gás de segunda a segunda; ligue agora!

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Em novíssima sede, Ultragaz dá mais força à sua chama; ligue agora!

Previsão do Tempo

min12 max17

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min12 max17

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Recanto Barra Mansa - Rio Negro

, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 325-6807 / www.hotelbarramansa.com.br
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira

Bichara Salamene, 47 Aquidauana/MS 67 999359420 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo