A ação aconteceu para comemorar os 88 anos do distrito de Aquidauana
Arquivo pessoal
Não é à toa que o escritor e poeta Vicente Ferreira é tão querido entre a população que reside em Piraputanga, distrito de Aquidauana. Aos 79 anos e portador de um coração imenso, Vicente diz que foi o único a se lembrar do aniversário de Piraputanga, que completou 88 anos nesta quinta-feira (24). Para tal, o escritor colocou à disposição da população, 580 exemplares de todos os gêneros, a fim de celebrar a data oferecendo cultura ao povo.
“Essa ideia nasceu para se fazer uma comemoração pelo aniversário de Piraputanga, porque, infelizmente, as autoridades do distrito nem se lembraram que era o aniversário. Foi então que eu resolvi fazer uma comemoração cultural. Como sou escritor, sou poeta, temos que incentivar a leitura, principalmente eu tenho esse interesse por conta dos meus livros.”, disse Vicente com uma lucidez que impressiona.
Ler é Viver
O projeto do escritor Vicente Ferreira, o Ler é Viver, foi pensado para oferecer a oportunidade das pessoas de adquirir o gosto pela leitura. “Eu acertei com o cuidador da praça para arrumar o local com as mesas. Colocamos duas faixas, uma em comemoração aos 88 anos de Piraputanga e outra sobre o projeto para que as pessoas pegassem o seu livro gratuitamente”, explicou.
Vicente complementou que, dos 580 livros à disposição, saíram 530 exemplares, Em se tratando de um distrito pequeno, a ação foi vista com muita empolgação. “O restante dos livros eu deixei para a biblioteca da escola. O povo ficou muito satisfeito por eu me lembrar do aniversário e também de receber esse presente.”
Conforme Vicente, o escritor e poeta, membro correspondente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, também divulga o seu 23º livro publicado, curiosamente sobre a história do local que ama incondicionalmente: Piraputanga. Em breve, ele fará o lançamento do livro tanto no distrito, quanto na Capital, Campo Grande.
Nesta sexta-feira (25) Vicente Ferreira adiantou a divulgação do seu novo livro no gabinete da Prefeitura de Aquidauana. O escritor e poeta se encontrou com o prefeito Odilon Ribeiro, e o presenteou com o livro que conta detalhes sobre Piraputanga, a qual considera mágica.
“Através da leitura que é possível atingir um grau de cultura e é através do livro que você viaja. Quando nós lemos um bom livro, nós viajamos com ele”, finaliza com a frase de mestre.
*Com informações de Samara de Oliveira Souza
Governo de MS
Plano será lançado às 17h de hoje
Inmet
Chuvas permanecem em Aquidauana nesta terça-feira
Voltar ao topo