20 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Prosseguir

Após decreto de lockdown, Aquidauana deixa grau extremo de Covid-19

Situação ainda não está confortável para o município

14 AGO 2020 - 12h13min
Yarima de Freitas Mecchi

Mesmo não agradando os empresários da cidade parece que o decreto de lockdown feito pela administração municipal de Aquidauana surtiu efeito com relação ao números de casos do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com os relatórios situacionais da 32ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Governo do Estado, a cidade saiu da situação de grau extremo e agora está em grau alto.

A situação ainda não está confortável para o município, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel destacou que a administração deve focar nas 21 cidades que ainda são consideradas de alto risco. "Se os municípios melhoraram, foi porque enxergaram no Prosseguir alguns indicadores que precisavam ser trabalhados, e esse era o nosso objetivo. Cito como exemplo Campo Grande que melhorou a busca por contatos de casos confirmados, ampliou sua capacidade de testagem, em parceria com o governo estadual, e apresentou uma disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) satisfatória.  Indicadores  fundamentais para conter o aumento do número de casos que foram decisivos para a mudança de faixa. Mas isso não significa que podemos relaxar: o fato de termos 21 cidades na faixa de risco alto (vermelho) nos deixa em alerta e o desafio é justamente atuarmos nas recomendações para essas cidades”, explicou. 

O decreto municipal nº 114/2020  suspendeu as atividades comerciais e determinou toque de recolher das 18h às 05h, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, incluindo templos, igrejas e academias. O Decreto também disciplinou os horários de funcionamento dos estabelecimentos que integram a categoria de “serviços essenciais”, durante o “lockdown”.

Para classificar as cidades o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com estado que tenha aumento de casos.

Conforme divulgado hoje, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia estão consideradas com grau extremo da doença.Com relação ao mapa anterior, 41 municípios mantiveram seu grau de risco, 31 melhoraram seu grau de risco e 7 pioraram. Seguindo a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a nova classificação segue a regra de transição das bandeiras que não permite ‘pular’ faixas em caso de melhora dos indicadores, apenas no caso de piora da situação no intuito de acelerar a adoção de medidas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

"Nem eu acreditava que ia sobreviver" diz motociclista que teve braço amputado na MS-450

2
Aquidauana

Além de fresquinhas, verduras são entregues aos clientes em folhas de bananeiras

3
Policial

Mulher bate em bandidos durante assalto na Capital

4
Policial

Mulher é multada por atear fogo em lixo de terreno

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min21 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EU SÓ USO..."

Valdemir Gomes

Há...

Rosildo Barcellos

A poesia é a concretude de Deus

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Advocacia

Heber Seba Queiroz

Rua Marechal Mallet, 398 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9999 / Cel
Ver Mais
Fale com a redação