X
Incêndio

Aquidauana amanhece sob espessa camada de fumaça

Fumaça é devido a queimadas no Pantanal e incêndios na Amazônia

Fumaça encobre Aquidauana / Divulgação

A cidade de Aquidauana, situada no coração do Mato Grosso do Sul, enfrenta uma manhã envolta em fumaça densa, resultado das intensas queimadas no Pantanal que persistem há mais de uma semana. A situação é agravada pela presença de chamas na Amazônia, cuja fumaça é transportada para o Estado devido à corrente de ar.

A capital Campo Grande também não escapa, encontrando-se encoberta pela névoa proveniente desses incêndios.O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), alerta para um cenário de instabilidade climática nesta segunda-feira (20).

A previsão inclui chuvas, tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, persistindo até quarta-feira (22).

Segundo a metereologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, essas instabilidades são originadas pelo intenso fluxo de calor e umidade da Amazônia, combinado com a atuação de uma frente fria oceânica. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados também contribuem para a formação de nuvens e chuvas no Mato Grosso do Sul.

As temperaturas previstas variam entre 23°C e 25°C em Campo Grande, com máximas atingindo até 31°C. Nas regiões sul, norte, bolsão e leste do Estado, mínimas entre 23°C e 25°C, e máximas alcançando os 33°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, espera-se mínimas entre 25°C e 27°C, com máximas podendo chegar a 38°C. Durante esses dias, os ventos podem atingir velocidades entre 30 e 50 km/h, com possíveis rajadas acima desses valores em pontos específicos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sorte

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Renovação Carismática Católica

Retiro Católico promete fortalecimento da fé no Carnaval em Aquidauana

O evento acontecerá na Escola Erso Gomes e se apresenta como uma alternativa para quem não deseja "pular Carnaval", mas sim aproveitar os dias de feriado para o recolhimento espiritual e a reflexão

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo