01 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Aquidauana pode criar barreira sanitária e fechar entradas da cidade

Prefeitura, MP, Exército, Conselho de Saúde, Hospitais e Câmara discutiram assunto

24 MAR 2020 - 07h42min
Agecom

Ontem, 23, mesmo colocando a saúde em risco, autoridades municipais, militares e Ministério Público se reuniram para tomarem decisões importantes sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19, coronavírus, em Aquidauana.

Campanha Supermercado Atlântico_Angus 02

Participaram da reunião o prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, o Promotor de Justiça de Aquidauana, Dr. José Maurício de Albuquerque, vereadores aquidauanenses, gabinete e secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde, comandante do 9° BECmb, Ten. Cel. Luiz Alexandre Costa, membros da diretoria e enfermagem dos hospitais Regional, Funrural e CASSEMS.

Em pauta, a organização dos hospitais com leitos, respiradores, medicações, equipes e áreas de isolamento que estão sendo preparadas para receber os pacientes.

A Prefeitura de Aquidauana reforçar ao Governo do Estado e Governo Federal a necessidade urgente de enviarem recursos, aparelhos respiradores e materiais de proteção individual para os trabalhadores da saúde em caráter de urgência. Pois o que a prefeitura e os hospitais tem, no caso de surto de Covid-19, serão insuficientes.

Na reunião, também foi discutida a proposta de barreira sanitária nas entradas da cidade, para evitar maior fluxo de transmissão do vírus dentro da cidade. Para isso, o 9° Batalhão de Engenharia e Combate irá analisar junto ao Comando Militar do Oeste a situação e como isso poderá ser feito em Aquidauana.

O Conselho Municipal de Saúde elencou a importância das emissoras de rádio e demais veículos de comunicação estarem à disposição do município para a veiculação de informações à população periodicamente como utilidade pública.

A enfermeira-chefe da coordenadoria de vigilância epidemiológica, Daniele Garcia explicou que as equipes de saúde estão em atenção 24h por dia, tem passado por reuniões de orientação e treinamento periodicamente a medida que novas informações sobre o vírus são divulgadas pelo Ministério da Saúde.

"Estamos fazendo de tudo, horas de estudo, de pesquisa, de capacitação e treinamento com as equipes para estarmos preparados diante de uma situação de surto. Não temos medido esforços para deixar nossas equipes aptas para agir corretamente nessa batalha contra o coravírus", detalhou Daniele Garcia.

O prefeito Odilon Ribeiro informou que em Aquidauana o centro de triagem para os cidadãos com sintomas de gripe e o Covid-19 será no CEM.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco explicou que o centro de triagem já está sendo organizado e servirá na situação de Aquidauana entrar em surto.

"Estamos numa situação de anormalidade absoluta, onde toda a força que temos em saúde pública está se unindo, rede pública e privada, para conseguirmos atender as emergências. Nós estamos discutindo juntos as ações e o que cada um pode colaborar nesse enfrentamento ao coronavírus.", destacou o diretor executivo do gabinete, Wezer Lucarelli.

O promotor Dr. José Mauricio, explicou sobre a viabilidade legal da prefeitura fazer a requisição social em prol do atendimento da população. "Nesta situação emergencial que enfrentamos, o poder público municipal pode requisitar o que necessitar para que sejam utilizados para atender a população, que é o bem maior, a prioridade", completou o promotor.

Diante disso, foi publicado hoje, 23, na edição complementar do Diário Oficial do Município, o decreto n° 039, autorizando o poder público municipal a requisitar bens e serviços para atendimento específico da situação de perigo iminente, emergência ou calamidade pública decorrente da disseminação do Coronavírus - COVID-19.

A Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar bens e serviços, álcool gel, máscaras de proteção e cilindros de oxigênio, podendo requisitar até 80% (oitenta por cento) dos produtos nos estabelecimentos comerciais para atender a rede de saúde de Aquidauana diante da pandemia de Coronavírus.

"Precisamos agir com responsabilidade, alinhados para tomar as decisões corretas e a população precisa colaborar 24h por dia com a prevenção. Pois nao recebemos até o momento nenhuma ajuda federal e isso compromete e muito a nossa estrutura para atender no caso de um surto de coronavírus na cidade. Estamos lidando com vidas, com pessoas e a população precisa entender a gravidade desse vírus", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

A vice-prefeita Selma Suleiman lembrou a todos que o combate ao vírus só depende de duas coisas: "lavar as mãos corretamente e a conscientização da população em ficar em casa".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Bombeiros atendem incêndio em casa e acidente com morte

2
Policial

Homem é multado por deixar animais sem comida

3
Geral

Dublador do Salsicha, morre três dias após Orlando Drummond, que deu voz ao Scooby-Doo

4
Geral

Nota MS Premiada será sorteada neste sábado

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min13 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

inicia...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Receita Federal

Rua Luis da Costa Gomes, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2640/1383
Camping

Camping Três Marias

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9995-3725
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo