Evento reuniu representantes para discutir propostas e eleger delegados rumo à conferência estadual
Juliano Dervalho e Plínio de Goes
Foi realizada nesta segunda-feira (17), no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Aquidauana, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, iniciativa que reforça o compromisso da cidade com o envelhecimento digno e com a construção de políticas públicas voltadas à população idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada e profissionais da área de assistência social. O evento é promovido pela Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a UFMS, que neste mês realiza também a campanha Junho Prata, voltada à valorização e proteção das pessoas idosas.
A programação contou com palestra da subsecretária estadual de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, além de apresentações culturais, debates temáticos em grupos, aprovação de propostas e eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.
Durante a abertura, o prefeito Mauro do Atlântico destacou o papel da gestão pública na garantia de direitos. “O poder público, a família e a sociedade devem caminhar juntos na defesa dos direitos da pessoa idosa. Em Aquidauana, buscamos oferecer acolhimento e qualidade de vida por meio de serviços como os prestados no Centro de Convivência do Idoso”, afirmou.
O secretário de Assistência Social, Clériton Alvarenga, reforçou o papel do evento como espaço de escuta e planejamento. “A conferência é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios do envelhecimento e reafirmarmos nosso compromisso com a inclusão e o bem-estar dos idosos em nossa sociedade.”
Presente na conferência, a vereadora Ana Saravy destacou a importância da escuta ativa: “Respeitar os direitos dos idosos é garantir sua voz e participação ativa na construção de políticas públicas.”
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão Aquidauana na conferência estadual:
Segmento governamental: Débora do Carmo dos Santos (titular) e Otacílio dos Reis Ferreira (suplente);
Segmento não governamental: Osvaldeci Nunes (titular) e Suzy Pereira (suplente).
A 2ª Conferência reafirma o compromisso de Aquidauana com o envelhecimento ativo, a equidade e a democracia, consolidando políticas públicas mais justas e humanas para quem ajudou a construir a história da cidade.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Milagre
O pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e meio, teve sua vida salva após se engasgar durante o almoço
Voltar ao topo