X
Aquidauana

Aquidauana recebe 2º Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal

Evento conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Atividades serão realizadas na Escola Marly Russo.

Cartaz de divulgação do evento desta sexta-feira / FCMS / Divulgação

O Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realiza, nesta sexta-feira (12), a segunda edição do Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal. O evento conta com o apoio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
As atividades vão acontecer das 07h às 15h30, na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, localizada no Bairro Nova Aquidauana. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia do evento.
O encontro irá permitir o intercâmbio de conhecimento entre artistas, artesãos, produtores e gestores culturais, escritores, intelectuais, acadêmicos e a comunidade pantaneira, e também despertar novas possibilidades para o desenvolvimento da região e de ações educativas, assim como colaborar na elaboração e implementação de políticas públicas na área cultural conservando o patrimônio material e imaterial do pantanal.
A programação conta com a participação de Sylvia Helena Bourroul, do Instituto Acaia Pantanal, com a palestra ?A Escola como Espaço de Resgate da Cultura Pantaneira?. Também participarão do evento a escritora e psicóloga Michelle Arantes, com uma oficina e o lançamento do livro ?O Pantanal: Desenhos e Histórias das Crianças?, que aborda fatos e perspectivas da vida da criança pantaneira, e o escritor Ricardo Pierette Câmara, que fará palestra e irá lançar o livro ?Os Contadores de Causos e a Poética dos Pantanais?. Serão exibidos filmes do cineasta Essi Rafael seguidos de bate-papo com o diretor.

Oficinas, cursos e apresentações artísticas
Devido ao sucesso da primeira edição, serão realizadas as oficinas de Fotografia, com a professora e fotógrafa Elis Regina Nogueira, e de Gastronomia Regional, com Lídia Aguilar Leite, pós-graduada em Gastronomia Pantaneira, do Ponto de Cultura Moinho Cultural Sul-Americano. A exposição de artesanato contará com a participação da Casa do Artesão de Aquidauana. Ainda será oferecida uma nova excursão com o Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, com trilhas interpretativas interdisciplinares em áreas de significativo acervo patrimonial e ambiental na Serra de Maracaju.
Também compõem a programação as oficinas: ?Leitura: Uma Aventura?, do poeta e professor Fernando D?Andréa, direcionada para educadores com o intuito de estimularem seus alunos à leitura. Haverá as palestras ?Interação das Tecnologias Sociais com a Educação Básica?, ministrada pela professora Cristina Piccolo, e ?Música ? Ritmos Fronteiriços?, com a instrumentista e compositora Lenilde Ramos, que irá ensinar os ritmos do chamamé, polca paraguaia e guarânia para sanfona.
O Seminário contará com curso de sobrancelha, corte e maquiagem, na Oficina Beleza Pantaneira, oferecida pelo Instituto Brasileiro para Pesquisa e Educação Profissional da Beleza.
Outra novidade no evento será a palestra ?Lei Rouanet ? Lei Federal de Incentivo à Cultura: Conceito e Prática?, com a especialista em gestão cultural e em gerenciamento de projetos e colaboradora da área de projetos da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Amanda Gomes. A proposta da atividade é esclarecer dúvidas e estimular empresários e produtores a investirem em projetos culturais por meio de incentivos fiscais.
As apresentações artísticas ficam por conta de Lenilde Ramos - sanfona, e de Geraldo Barbosa - viola caipira, na abertura, e do Quinteto Instrumental do Ponto de Cultura Viver Bem, que tem a direção do maestro Eduardo Martinelli e colaboração dos professores Jardel Vinicius e Ricardo Reis. O Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realizará as atividades do Núcleo do Audiovisual, Artesanato - com a Faixa Paraguaia e atividades de arte-educação.
A programação conta com a participação de ministrantes voluntários com a proposta de trazer o conhecimento acadêmico para a população local, além de estudantes interessados em trabalho extracurricular.
Em nove anos de trabalho, o Sapicuá Pantaneiro sempre estimulou o intercâmbio de conhecimentos entre universidades e comunidades pantaneiras como componente fundamental de conservação da identidade territorial. Desde 2011, compõe a Rede de Pontos de Cultura de MS.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil fecha oficina clandestina de adulteração de motos na Capital

Jovem de 26 anos é preso em flagrante no bairro Parque do Lageado

Polícia

Suspeito é preso por tráfico de drogas no centro de Corumbá

Homem já havia sido detido no início do mês transportando mais de 10 kg de skunk

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo