Projeto é parceria entre UEMS de Aquidauana e Sicred Pantanal
Estima-se que exista mais de 1800 espécies de plantas no Pantanal, e por conta desta diversidade, surgiu a necessidade de criar este projeto.
Pouco mais de um ano após a idealização do projeto, o Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira será inaugurado nesta sexta-feira (06), às 14h, na UEMS de Aquidauana, em parceria com o Sicredi.
“Ainda estamos nos equipando, mas já conseguimos realizar pesquisas. Com os recursos para essa área ficando cada vez mais restritos, a parceria com o Sicredi foi fundamental para tornar tudo isso viável”, comemorou a coordenadora Deisy Lúcia Alexandrino Santos, Coordenadora de Projetis da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
Estima-se que exista mais de 1800 espécies de plantas no Pantanal, e por conta desta diversidade, surgiu a necessidade de criar este projeto.
“O fato de que muitas dessas espécies sequer foram estudadas e que, se não forem conservadas, podem ser extintas antes que saibamos qual sua importância, tomamos uma atitude e encontramos um meio de preservar a flora pantaneira”, explica Deisy.
Em outubro de 2018, a Universidade procurou a cooperativa Sicredi Pantanal MS e apresentou o projeto para a construção do 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, que por meio de coleta, caracterização e estudo dessa biodiversidade, criaria um banco de germoplasma – local para manter e conservar sementes e outros materiais de multiplicação de espécies vegetais fora do seu habitat natural.
Consciente de sua responsabilidade com o Planeta, o Sicredi aceitou o desafio e contribuiu com o valor necessário para a adequação do prédio que abrigaria o laboratório.
“Nós não acreditamos que as empresas estejam aqui só para explorar o mercado, mas para fazer acontecer o futuro. Encontramos na UEMS uma grande parceria para que a gente preserve a flora pantaneira, nosso maior patrimônio natural, uma das maiores heranças que podemos deixar para as futuras gerações”, declarou Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.
Ela lembra que essas plantas, além do valor social, representam um grande valor econômico para a humanidade. “Estas plantas podem constituir a base alimentar, serem fontes de princípios ativos para fármacos, alicerce das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, extrativistas e florestais e a base para a estratégia industrial, principalmente de biotecnologia. É extremamente necessário que nós conservemos a diversidade biológica para benefício das gerações presentes e futuras”, explicou.
Tempo
Chuva pode chegar a 50 milímetros por dia e ventos de 60 km/h
Policial
Corpo de homem ficou submerso na água
Voltar ao topo