Atualmente, 16 pessoas seguem internadas com quadros de Síndromes Respiratórias Graves
Hospital Regional de Aquidauana / Arquivo, O Pantaneiro
De janeiro até o dia 10 de junho de 2025, o município de Aquidauana contabilizou 92 internações por Síndromes Respiratórias Graves (SRAGs), segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Do total, 46 casos foram classificados como não especificados — ou seja, os testes realizados pelo Laboratório Central (Lacen), que avaliam até 15 tipos de vírus respiratórios, não identificaram a presença viral. Ainda foram registrados 4 casos de Covid-19, 26 de vírus respiratórios e 16 de influenza.
O boletim também aponta a ocorrência de 20 óbitos relacionados às SRAGs, sendo 13 não especificados, 1 por Covid-19, 4 por influenza e 2 por outros vírus respiratórios.
Atualmente, 16 pessoas seguem internadas com quadros de SRAGs. Desse total, 8 casos estão relacionados a vírus respiratórios, 7 permanecem sem especificação e 1 paciente aguarda resultado laboratorial.
Além das formas graves, foram notificados 657 casos de síndromes respiratórias ao longo do ano, sendo 33 positivos para Covid-19 e 74 para influenza.
Diante da alta nos casos respiratórios, observada principalmente no final de abril, a Prefeitura de Aquidauana abriu uma unidade sentinela para atendimento de pacientes com sintomas gripais e também arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A medida teve como objetivo reduzir a sobrecarga do Hospital Regional e segue em funcionamento com horário estendido, das 17h às 21h.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Calonga, destacou a importância da vacinação como principal forma de evitar o agravamento dos sintomas. A vacina contra influenza e a vacina bivalente contra Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da aplicação na UBS da Estevão, com atendimento estendido até as 21h.
A secretaria também informou que tem promovido campanhas de vacinação em escolas públicas e particulares, fazendas, aldeias e em horários alternativos, inclusive aos finais de semana, com o objetivo de facilitar o acesso da população.
Apesar das ações, a cobertura vacinal contra a influenza nos grupos prioritários (idosos, gestantes e crianças menores de 5 anos) está em 44%, índice considerado abaixo do ideal. Segundo a Sesau, a baixa adesão à vacinação pode estar diretamente relacionada ao número de internações e óbitos registrados.
A Secretaria reforça o alerta para que a população procure os pontos de vacinação, especialmente os grupos de maior risco, e siga as orientações de prevenção e cuidados respiratórios.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
9º Encontro de Relíquias
Fé
Igreja Matriz realiza festa de celebração na quarta-feira
Política
Parlamentares atuantes na CCJR, com apoio das equipes, realizaram 20 reuniões ordinárias e duas extraordinárias em 2025
Voltar ao topo