O último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) informa que, neste ano, foram dois casos confirmados de gripe A (H1N1) no município de Aquidauana.
No total, 13 casos da doença foram notificados na cidade. Os dados compreendem o período até o dia 01º de agosto. Mato Grosso do Sul contabiliza 37 casos confirmados da doença, desde janeiro.
Além de Aquidauana, houve confirmação de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) em Aparecida do Taboado (01), Campo Grande (05), Dourados (02), Eldorado (01), Maracaju (02), Miranda (01), Nova Andradina (03), Paranaíba (02), Pedro Gomes (01), Ponta Porã (01), Sonora (13), Tacuru (01) e Três Lagoas (02). Foram confirmadas três mortes, sendo duas em Campo Grande e uma em Ponta Porã.
Os boletins epidemiológicos dos casos notificados e confirmados de gripe A (H1N1), também conhecida como "gripe suína", são divulgados regularmente pela SES-MS.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse novo subtipo do vírus da Influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os sintomas são muito parecidos com o da gripe comum: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, ao apresentar esses sintomas, seja pela gripe comum ou pela nova gripe, o Ministério da Saúde orienta a procurar um médico ou um posto de saúde.