Três casos de gripe A (H1N1) foram confirmados no município de Aquidauana este ano, conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (29). No total, 15 casos da doença foram notificados na Princesa do Sul.
O município vizinho de Anastácio registrou apenas uma notificação, mas nenhum caso confirmado. Os dados compreendem o período até o dia 28 de agosto.
Além de Aquidauana, houve confirmação de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) em Aparecida do Taboado (01), Campo Grande (08), Chapadão do Sul (02), Costa Rica (01), Dourados (02), Eldorado (01), Maracaju (02), Miranda (01), Nova Andradina (03), Paranaíba (02), Pedro Gomes (01), Ponta Porã (02), Ribas do Rio Pardo (01), Sonora (13), Tacuru (01) e Três Lagoas (02).
Os boletins epidemiológicos dos casos notificados e confirmados de gripe A (H1N1), também conhecida como "gripe suína", são divulgados regularmente pela SES-MS.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse novo subtipo do vírus da Influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os sintomas são muito parecidos com os da gripe comum: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, ao apresentar esses sintomas, seja pela gripe comum ou pela nova gripe, o Ministério da Saúde orienta a procurar um médico ou um posto de saúde.