Os trabalhadores do setor cultural de Aquidauana foram beneficiados com o pagamento do auxílio financeiro
Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SECTUR) foi homenageada na manhã desta terça-feira (23), com uma peça de Rocha de Arenito simbolizando uma Capivara. A obra foi feita pelo artesão Paulo Vicente e entregue ao secretário da pasta Youssef Saliba, a lembrança conforme o artista é uma forma de agradecimento ao apoio recebido durante a pandemia e os projetos realizados por eles com adesão do poder público municipal. O cantor e compositor aquidauanense Rangel Castilho também esteve presente na SECTUR na entrega da escultura.
Os trabalhadores do setor cultural de Aquidauana foram beneficiados com o pagamento do auxílio financeiro. No total, 101 profissionais da área foram favorecidos e injetado na economia local mais R$ 358.972,97.
Esse recurso foi proveniente do Governo Federal direto para o município de Aquidauana para aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017, numa iniciativa de ajudar os trabalhadores da cultura e os espaços culturais brasileiros nesse período de pandemia da Covid-19.
Coube a Prefeitura de Aquidauana por meio da SECTUR fazer todo o levantamento técnico que foi apresentado ao prefeito Odilon Ribeiro para que os artistas locais tivessem direito ao Programa de Auxilio. O Poder Executivo local, também disponibilizou e coordenou todo o processo de inscrição, implantação e execução de todas as etapas da Lei Aldir Blanc.
"Essa peça feita por mim é uma forma de agradecer por todo o apoio dado a nós nesse momento. Ela levou duas semanas para ficar pronta, todo processo foi feito manualmente", conta o artesão.
Ainda segundo Paulo, hoje por conta das pedreiras fechadas está bem difícil conseguir material bruto para trabalhar. Além dessa estátua, o artista tem diversos trabalhos escupidos em pedras de Arenito.
De acordo com o secretário responsável pela pasta, Youssef Saliba, esse projeto visa apoio a todos os artistas pela Lei Aldir Blanc que foi criada para ajudar os artistas nesse período de pandemia, que recebem os recursos para a compra de materiais, instrumentos, além da mão de obra. "Essa estátua é uma forma de agradecimento, a princípio vai ficar aqui na secretaria", finalizou o secretário.
A Lei - A Lei Aldir Blanc (Lei federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020), tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.
Foco na qualificação
O prédio conta com salas de aula equipadas para acomodar até 23 alunos
Cidades
O evento serviu como cenário para a apresentação dos resultados de estudo sobre o tema dos resíduos sólidos, elaborado pela instituição Papel Social
Voltar ao topo