16 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Artistas de Aquidauana destacam importância da Lei Adir Blanc

Os trabalhadores do setor cultural de Aquidauana foram beneficiados com o pagamento do auxílio financeiro

25 FEV 2021 - 08h28min
Assessoria

Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SECTUR) foi homenageada na manhã desta terça-feira (23), com uma peça de Rocha de Arenito simbolizando uma Capivara. A obra foi feita pelo artesão Paulo Vicente e entregue ao secretário da pasta Youssef Saliba, a lembrança conforme o artista é uma forma de agradecimento ao apoio recebido durante a pandemia e os projetos realizados por eles com adesão do poder público municipal. O cantor e compositor aquidauanense Rangel Castilho também esteve presente na SECTUR na entrega da escultura.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

Os trabalhadores do setor cultural de Aquidauana foram beneficiados com o pagamento do auxílio financeiro. No total, 101 profissionais da área foram favorecidos e injetado na economia local mais R$ 358.972,97.  

Esse recurso foi proveniente do Governo Federal direto para o município de Aquidauana para aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017, numa iniciativa de ajudar os trabalhadores da cultura e os espaços culturais brasileiros nesse período de pandemia da Covid-19. 

Coube a Prefeitura de Aquidauana por meio da SECTUR fazer todo o levantamento técnico que foi apresentado ao prefeito Odilon Ribeiro para que os artistas locais tivessem direito ao Programa de Auxilio. O Poder Executivo local, também disponibilizou e coordenou todo o processo de inscrição, implantação e execução de todas as etapas da Lei Aldir Blanc. 

"Essa peça feita por mim é uma forma de agradecer por todo o apoio dado a nós nesse momento. Ela levou duas semanas para ficar pronta, todo processo foi feito manualmente", conta o artesão. 

Ainda segundo Paulo, hoje por conta das pedreiras fechadas está bem difícil conseguir material bruto para trabalhar. Além dessa estátua, o artista tem diversos trabalhos escupidos em pedras de Arenito. 

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Youssef Saliba, esse projeto visa apoio a todos os artistas pela Lei Aldir Blanc que foi criada para ajudar os artistas nesse período de pandemia, que recebem os recursos para a compra de materiais, instrumentos, além da mão de obra. "Essa estátua é uma forma de agradecimento, a princípio vai ficar aqui na secretaria", finalizou o secretário. 

A Lei - A Lei Aldir Blanc (Lei federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020), tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Esportes

Partida entre Aquidauanense e Águia Negra é marcada por tiros, prisão e confusão generalizada

2
Policial

Polícia divulga foto e busca homem que matou atual da ex e deixou bebê em estado grave

3
Geral

Aquidauanense José Real morre no interior de SP em decorrência de câncer

4
Geral

Corpo de bombeiros é acionado para combater incêndio em Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pizzarias

Pizza 10 +

Rua: Teodoro Rondon, 386 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-1010
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Auto Escolas

Auto Escola União

Rua Marechal Mallet, 622 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-2506 / 840
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo