26 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Às vésperas do Dia das Mães, comércio e lanchonetes têm horário estendido em Aquidauana

Data comemorativa é importante para o comércio local

7 MAI 2020 - 15h15min
Da Redação

Estabelecimentos comerciais e lanchonetes podem flexibilizar o horário de funcionamento na véspera do Dia das Mães, data comemorativa importante para o setor de vendas no comércio em Aquidauana. O horário será flexibilizado na sexta (8) e no sábado (9).

Atlantico Super Center - Segunda Leva Tudo - 26 de Julho - 2

Um decreto municipal será publicado regulamentando essa flexibilização de horário que será a seguinte:

  • Comércio em geral e lojas: sexta (8) – expediente das 8h às 18h; sábado (9)– das 8h às 16h
  • Lanchonetes e bares: sexta (8), sábado (9) e domingo (10) – expediente noturno estendido até 23h

Todos os estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes deverão redobrar os cuidados de higienização das mãos para clientes e funcionários e, também, todos os funcionários deverão estar com máscaras. A Secretaria Municipal de Saúde com equipes da Vigilância Sanitária continuarão fiscalizando e orientando. 

Vale lembrar que, o decreto municipal nº 041, por conta da pandemia de Covid-19, como medida de prevenção e redução de fluxo de pessoas, determina que o expediente dos estabelecimentos comerciais funciona com redução de horário, das 08h e fechamento às 16h. 

“Essa decisão, tomada em conjunto, vem para ajudar aos comerciantes nesse momento, pois sabemos que essa data festiva é momento de boas vendas. Eles precisam vender para manter o comércio aberto, os empregos e salários dos funcionários. A prefeitura está colaborando para beneficiar a economia local, mas não podemos esquecer que é prioridade e responsabilidade de cada comerciante ajudar na prevenção. A tarefa de todos é: usar máscaras, disponibilizar álcool em gel e evitar aglomeração de pessoas dentro das lojas, controlar as entradas e saídas”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco, completou que, a solicitação de flexibilização atende ao pedido dos comerciantes e da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA), mas que comerciantes e funcionários devem reforçar aos clientes as medidas de prevenção. 

“Não adianta nada colocarmos as equipes da saúde nas ruas e portas dos comércios, orientando e ajudando na prevenção, se quando nossos servidores viram as costas, tudo volta a ser como antes, sem cuidados e sem prevenção. Vamos agir com prudência, com cautela e responsabilidade para evitar um surto na nossa cidade. Estamos implorando para que os comerciantes, funcionários e a população mudem o comportamento e se previnam, pois não há estrutura de saúde que aguente um surto de coronavírus em Aquidauana”, afirmou a secretária.

Falando em nome da ACEA, a empresária Claudiani Loesia, afirmou que “é preciso que todos ajam com bom senso e equilíbrio, para que o comércio continue funcionando e a cidade caminhando. É preciso que cada um cuide do seu comércio e reforce a prevenção, ajudando a conscientizar funcionários e clientes sobre o coronavírus”.

Esse final de semana de horário comercial flexibilizado será também para que as autoridades sanitárias, a Administração Municipal, as forças de segurança pública e o comitê avaliem o comportamento do comércio local e da população. Caso o saldo seja positivo na questão de prevenção, na próxima semana, o Comitê Municipal se reunirá para definir se o comércio poderá, ou não, voltar a funcionar normalmente das 8h às 18h e as lanchonetes também no expediente noturno convencional.

 

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Fiscal da Vigilância Sanitária leva soco durante fiscalização

2
Geral

MPF recomenda a demarcação física da Terra Indígena Taunay-Ipegue

3
Miranda

Corpo de Bombeiros presta homenagem a prefeito de Miranda e à memória de Edson Moraes

4
Esportes

Brasil empata com Costa do Marfim no futebol masculino

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min19 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Escolas Municipais

Escola Municipal Erso Gomes

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5045
Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo