X
Sonho realizado

Asilo ganha horta e realiza primeiras colheitas em Aquidauana

O projeto ganhou o nome de 'Sonho de Horta no Asilo'

A idealização é do projeto da horta foi elaborado pelo voluntário e engenheiro agrônomo César Bulhões Martins / Divulgação

O Asilo São Francisco de Aquidauana se renova a cada momento e busca formas para autossuficiência na produção de verduras, legumes e frutas para inserir na alimentação diária dos idosos residentes no espaço.

São Francisco oferece atendimento já há quase 50 anos, com excelentes serviços prestados aos idosos.

A idealização é do projeto da horta foi elaborado pelo voluntário e engenheiro agrônomo César Bulhões Martins, que recebeu o apoio da assistente social e coordenadora do asilo, Maristela Soares do Prado Leite e demais membros da diretoria da entidade.

Segundo a prefeitura, o projeto ganhou o nome de "Sonho de Horta no Asilo".

Para a horta ser montada, o asilo necessitava de aporte financeiro. Maristela e César apresentaram o projeto da horta ao prefeito Odilon Ribeiro, aos representantes da Pastoral da Criança e à então secretária de Produção na época, Naiara Nogueira e Paula Polini (atual secretária).

Odilon anunciou que a prefeitura, através da Secretaria de Produção apoiaria o projeto da horta.

"Não temos como não apoiar uma iniciativa tão louvável como essa. Nosso asilo pode contar com a nossa gestão, somos parceiros sempre", afirmou o prefeito Odilon.

A coordenação do Asilo São Francisco então, como parte do projeto, fez uma seleção de famílias em estado de vulnerabilidade residentes nas proximidades do asilo, para que estas pudessem auxiliar na horta.

Com o apoio da Pastoral da Criança e da Igreja Evangélica Voz de Deus, foi realizado esse trabalho de seleção e mobilização das famílias para que, aos fins de semana, o agrônomo César Bulhões realizasse a formação técnica destes futuros horticultores.

A ajuda da população foi fundamental para o início da atividade, comerciantes, amigos, desconhecidos, todos ajudaram quando ouviam e se identificavam com a causa.

"As pessoas são muito boas, coisas incríveis acontecem no dia a dia, elas querem ajudar, o Mundo é muito mais bonito do que pintam por aí", destaca César Bulhões.

Por parte da prefeitura, as Secretarias de Serviços Urbanos e Produção tem auxiliado no trabalho da horta, com a formação dos canteiros, poda de árvores, limpeza da área externa tornando o ambiente muito agradável e propício para o desenvolvimento das atividades.

Ao longo dos últimos meses, assim que os trabalhos na horta se intensificaram no dia a dia, a AGRAER de Aquidauana também entrou como parceira, prestando assistência técnica às famílias e responde pelo incremento na produção das hortaliças.

O projeto da horta também conta com profissionais da saúde que já prestam serviço ao asilo, que podem trabalhar a "Terapia Hortícola" com os idosos, promovendo um enfrentamento a doenças como ansiedade e depressão.

"Essa terapia na horta ajuda muito nossos idosos, promove o fortalecimento muscular dos idosos a partir da lida diária com a terra, afofar o solo de forma leve, plantar, colher, fazendo com que se sintam mais úteis por ser responsáveis pelos cuidados com as hortinhas", explicou a coordenadora Maristela Prado.

PRIMEIRAS COLHEITAS

A diretoria do Asilo São Francisco convida toda a população para conferir a partir do dia 18 de julho, as primeiras colheitas da horta. "Venham visitar o asilo, venham comprar as verduras fresquinhas e, assim, ajudar as pessoas. Este convite é aberto a toda a comunidade que quiser ajudar de alguma forma o asilo", conclamou Maristela Prado.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

Um morre e outros dois ficam feridos após tiroteio na fronteira

O caso estaria ligado ao crime organizado na região de fronteira e a Polícia Nacional investiga

Policial

Sobrinho mata tio a facadas em Mato Grosso do Sul

Autor confessou crime na delegacia e foi preso

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo