Quando faltava apenas um dia para o início da disputa, o boxeador aquidauanense Wesley Souza Ramos, de 19 anos, sequer sabia se teria condições de realizar a viagem para Campo Grande. Porém, ele passou por cima das dificuldades, manteve a concentração e foi premiado com a conquista do tricampeonato estadual de boxe - categoria adulto 69 quilos, neste fim de semana.
A falta de apoio para competir na capital sul-mato-grossense impediu até mesmo a presença da treinadora do atleta, Ingleds Aguilera. Mesmo sozinho, ele não se intimidou em estar ao lado dos melhores lutadores do Estado e acumulou mais um título importante na sua trajetória.
Além do tricampeonato estadual, Wesley já foi campeão do II Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe Escolar, terceiro lugar na Copa Revelação de 2011, disputada em São Paulo, entre outros títulos. "O Wesley é um menino muito batalhador, humilde. Foi um caminho difícil para que ele pudesse competir, mas o importante é que no fim tudo deu certo", conta a treinadora Ingleds.
Segundo ela, o atleta, mais do que nunca, vai precisar de apoio para a competição que pode se tornar um divisor de águas na carreira dele, o Campeonato Brasileiro de Boxe, no Sergipe. O aquidauanense vai competir pela seleção estadual, representando a categoria adulto até 69 quilos.
"Ele precisa de apoio com passagem aérea e alimentação adequada. Fiquei triste por causa do descaso com a participação dele no Campeonato Estadual. Agradeço muito a amigos como Rodney Júnior e Maycol Yamada, que sempre estão nos ajudando nessa busca por patrocínio. Espero que essa situação mude no Campeonato Brasileiro, que é tão importante", diz a treinadora.
De volta para Aquidauana, Wesley terá pouco tempo para comemorar o tricampeonato estadual e já foca sua preparação para a disputa nacional. Além dos treinamentos técnicos, ele tem corrido diariamente na Prainha de Anastácio, para melhorar o condicionamento físico e entrar forte na competição.
O Campeonato Brasileiro de Boxe acontece entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro, em Aracaju, capital sergipana.