01 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Câmara de Aquidauana publica nota de esclarecimento sobre desvios feitos por servidores

Servidores podem ter desviado cerca de R$ 2 milhões

12 AGO 2020 - 14h42min
Da Redação

A Câmara Municipal de Aquidauana publicou uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (12) sobre os desvios de recursos públicos praticados por dois servidores. Estima-se em um prejuízo de cerca de R$ 2 milhões e os servidores foram presos. 

A Câmara ressalta que após conhecimento de fatos envolvendo a conduta de dois servidores desta casa de Leis, todas as providências cabíveis foram tomadas visando o pronto esclarecimento. No âmbito do Poder Legislativo foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar, concomitantemente, o episódio em questão foi denunciado pela Mesa Diretora do Poder Legislativo à Policia Judiciária de Aquidauana com anuência dos demais vereadores e colaboração da Prefeitura de Aquidauana.

Segundo nota, o fato gerou a instauração do inquérito policial 142/2020 tendo como comunicante a Câmara Municipal de Aquidauana através de Notícia Crime no dia 13, assinada pelo vereador presidente Mauro Luiz Batista e também pela Prefeitura de Aquidauana através de Noticia Crime, datada de 14/07.  O inquérito foi conduzido pelo delegado de Policia Civil Dr. Jackson Frederico Vargas e concluído no dia 05 de agosto com a oitiva dos suspeitos, busca e apreensão, bloqueio de bens,  bloqueio de valores em conta corrente ou aplicação financeira, ou em espécie, móveis e imóveis, sequestro de veículos, quebra de sigilo bancário e telefônico.

Em razão da gravidade dos fatos e dos elementos oferecidos pelos denunciantes, foi determinada pelo Poder Judiciário a prisão dos suspeitos. Durante interrogatório formal pela Policia Judiciária, os suspeitos assumiram responsabilidade pelos atos denunciados, confessando a prática delituosa evidenciando a quebra de confiança, neles depositados.

Por outro lado, os membros da mesa diretora e demais vereadores em reunião na manhã desta quarta-feira (12) reiteraram a decisão anteriormente tomada de disponibilizar ao Poder Judiciário livre acesso ao sigilo fiscal e bancário de cada parlamentar. Com absoluta transparência o Poder Legislativo colocou a disposição da Justiça acesso a contabilidade e outras providências necessárias à elucidação do caso. 

O inquérito policial foi concluído no dia 5 de agosto e encaminhado ao Ministério Público Estadual que já ofereceu denúncia junto ao Poder Judiciário de Aquidauana. A Câmara de Vereadores frisa que o Poder Legislativo confia plenamente na atuação do Poder Judiciário para o devido esclarecimento dos fatos e a punição dos envolvidos.

(com informações da Câmara)

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Nem calor de 40°C impede que trio troque socos em rua de Anastácio

2
Anastácio

No Abramastácio, cãozinho é fiel ao seu dono até hospitalizado

3
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Aquidauana registra 10 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max42

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max42

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"[...] AINDA NÃO..."

Valdemir Gomes

Nesse...

Flavia Rohdt

Aldravia 26 #RIPQuino

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
Fale com a redação