A homenagem aconteceu na última terça-feira
Valdimir será homenageado nesta quinta-feira na Câmara dos Vereadores de Aquidauana. / Divulgação-Agepen
A Câmara Municipal de Aquidauana concedeu na noite de terca-feira (31), uma homenagem ao diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, Valdimir Ayala Castro.
A homenagem foi indicada pelo vereador Anderson Meireles, como forma de reconhecimento, ao trabalho prestado pelo diretor. Ele nasceu em Aquidauana e foi o primeiro policial penal da história a ocupar a recém-criada função de diretor-geral da Polícia Penal, em Mato Grosso do Sul.
“Agradeço o mérito e sou Aquidauanense de coração. Iniciamos nossa vida profissional em Campo Grande, mas já fui diretor do estabelecimento penal de Aquidauana por aproximadamente 10 anos”, disse.
Castro comentou sobre a luta dos agentes penitenciárias para conseguir se tornar a mais nova polícia: a Polícia Penal.
“Trabalhei com vários colegas que hoje estão na Agepen da cidade. A mudança para ser um policial penal já vem desde 2005, 2008. É uma luta de quase 15 anos. Nosso objetivo é participar com as policias militar e civil, além do Corpo de Bombeiros nessa proteção do município. É uma nova polícia, temos a honra de vivenciar esse momento e também de auxiliar a construção dos procedimentos. Estamos deixando penitenciário, quando nós trabalhávamos mais internamente junto com os presos, hoje, trabalhamos na custódia da muralha e hospitalar”, explicou.
Valdimir também contou como vai ser o treinamento do Policial Penal, destacando que a categoria vem para somar com as outras policiais e assim ajudar na segurança da sociedade.
“Estamos com 45 unidades em todo Estado. É uma visibilidade para a sociedade, pois é mais uma força de segurança, uma ajuda ao corpo de segurança do município e de Mato Grosso do Sul. Temos experiência de longo tempo e temos conhecimento, bagagem de trabalhar. A conquista é uma mudança de mentalidade, deixando o trabalho interno para ir para o externo. Agora temos que capacitar o servidor. Vamos transformar nossa escola penitenciária em uma academia onde vamos qualificar o policial penal”.
A solenidade também contará com a presença do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves.
Geral
A região possui um viés estratégico para o país, uma vez que Epitaciolândia está conurbada à cidade boliviana de Cobija e tem um intenso comércio
Segurança
Turma tem o maior número de mulheres da história do Estado
Voltar ao topo