X
Saúde mental

Caminhadas e palestras nas unidades de saúde marcam o Janeiro Branco

Alexsander Arguelo

A equipe do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana se empenhou em tratar de temas relacionado a saúde mental com o máximo de pessoas possíveis, mesmo com todas as limitações causadas pela pandemia. Essas ações fazem parte da campanha “Janeiro Branco”.

Segundo a psicóloga e coordenadora Suelen Arguelo, a campanha Janeiro Branco foi idealizada em 2016, com o objetivo de levar a sociedade a refletir sobre a saúde mental, onde tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras pessoas. Também tenta sensibilizar as mídias, instituições sociais, públicas e privadas sobre a importância de valorizar as demandas individuais e coletivas.

Foram realizadas “entrevistas em rádios locais, palestras relâmpagos nas salas de esperas das unidades de saúde, rodas de conversas com as equipes de trabalho, caminhadas com grupos da equipe multidisciplinar e uma programação de palestras no 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão”, destaca Suelen.

Os principais temas abordados nessas ações foi, além da saúde mental, também a promoção a estratégias de estilo de vida saudável, formação de rede de apoio, transtornos mentais, prevenção do adoecimento mental e psicofobia.



Em Aquidauana, a população pode procurar o seu posto de saúde, buscando seu agente comunitário, enfermeiro e médico quando necessitar de ajuda. Posteriormente será acolhido pelos psicólogos que compõem a Atenção Primária em Saúde e encaminhados para os especialistas em psiquiatria ou neurologista.

O acompanhamento psicoterápico poderá prosseguir, no próprio ESF, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Resgate

Bombeiros resgatam família cercada pelo fogo em sítio às margens do Rio Paraguai

A família foi retirada da área de risco e levada em segurança para a embarcação, sob os cuidados do subtenente Valdeci

Economia

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões

Sorteio será realizado a partir das 20h, horário de Brasília

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo