24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Campus da UFMS em Aquidauana comemora 50 anos de existência

CPAQ possui dez cursos de graduação

9 DEZ 2020 - 16h06min
UFMS

Em 2020, o Campus de Aquidauana (CPAQ) completa 50 anos de existência e comemora seu Jubileu. Referência na região, a unidade é de extrema importância para a UFMS e para as mais de 1500 pessoas que a compõe.

Padaria Dois Irmãos_02

A atuação de excelência do campus no desenvolvimento e aplicação do ensino, pesquisa e extensão pode ser notado em diversas áreas, cumprindo a missão da Universidade de formar profissionais qualificados para transformar a sociedade e promover o crescimento sustentável do país.

Porém, a história do campus começa em 1970, quando foi criado o Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), unidade integrada à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), a partir do Decreto n.º 1.146, de 13 de agosto.

As atividades começaram no ano seguinte, no prédio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro até a aquisição da construção inacabada do Ginásio Imaculada Conceição, localizado na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde hoje é a Unidade 1 do CPAQ. O primeiro vestibular do Centro Pedagógico foi para os cursos de Letras (português e inglês) e Estudos Sociais.

Oito anos depois, em 1979, a UEMT foi federalizada e transformou-se na UFMS que hoje conhecemos, e a unidade foi renomeada Centro Universitário de Aquidauana (CEUA) antes de se tornar, oficialmente, Campus de Aquidauana.

A demanda da região foi crescendo, mais cursos começaram a ser ofertados e hoje o CPAQ possui dez cursos de graduação (três bacharelados e sete licenciaturas) e três cursos de pós-graduação (uma especialização e dois mestrados). São três unidades, 80 professores, 48 técnicos-administrativos e, até o primeiro semestre de 2020, 1389 estudantes de graduação e 74 estudantes de pós-graduação.

Anualmente são desenvolvidos trabalhos, pesquisas e ações nas áreas de Administração, Geografia, Turismo, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Outro ponto que faz o CPAQ único é sua proximidade com os cidadãos indígenas da região, possível graças a sua localização geográfica e investimento na socialização do conhecimento.

Comemoração

Para comemorar o Jubileu com a comunidade acadêmica, foi realizado o evento UFMS 50 anos em Aquidauana. A celebração, transmitida ao vivo, contou com apresentações de músicas regionais e terena, e homenagens e depoimentos de estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados. 

“Celebrar esta história é celebrar a educação como instrumento transformador de vidas e é isso que o CPAQ faz”, declara a professora Ana Graziele Lourenço Toledo. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Juntos até na hora da morte, casal se despede da vida com diferença de minutos um do outro

2
Policial

Mãe matou e foi passear com bebê já sem vida na casa de amigas em Campo Grande

3
Policial

Fazenda em Anastácio é invadida e caso é registrado na polícia

4
Geral

Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Oral Sin Implantes comemora 1 ano de sorrisos perfeitos

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

É...

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Atlântico

Oscar de Barros 0 L 20 Qdr. 11, Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2960 / 324
Restaurantes

Restaurante Viana

Rua Marechal Mallet, 773 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2654
Hotéis

Hotel de Trânsito do Exército

Rua 7 de Setembro, 1575 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6973
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo