X
Aquidauana

Campus da UFMS em Aquidauana comemora 50 anos de existência

CPAQ possui dez cursos de graduação

Divulgação/UFMS

Em 2020, o Campus de Aquidauana (CPAQ) completa 50 anos de existência e comemora seu Jubileu. Referência na região, a unidade é de extrema importância para a UFMS e para as mais de 1500 pessoas que a compõe.

A atuação de excelência do campus no desenvolvimento e aplicação do ensino, pesquisa e extensão pode ser notado em diversas áreas, cumprindo a missão da Universidade de formar profissionais qualificados para transformar a sociedade e promover o crescimento sustentável do país.

Porém, a história do campus começa em 1970, quando foi criado o Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), unidade integrada à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), a partir do Decreto n.º 1.146, de 13 de agosto.

As atividades começaram no ano seguinte, no prédio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro até a aquisição da construção inacabada do Ginásio Imaculada Conceição, localizado na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde hoje é a Unidade 1 do CPAQ. O primeiro vestibular do Centro Pedagógico foi para os cursos de Letras (português e inglês) e Estudos Sociais.

Oito anos depois, em 1979, a UEMT foi federalizada e transformou-se na UFMS que hoje conhecemos, e a unidade foi renomeada Centro Universitário de Aquidauana (CEUA) antes de se tornar, oficialmente, Campus de Aquidauana.

A demanda da região foi crescendo, mais cursos começaram a ser ofertados e hoje o CPAQ possui dez cursos de graduação (três bacharelados e sete licenciaturas) e três cursos de pós-graduação (uma especialização e dois mestrados). São três unidades, 80 professores, 48 técnicos-administrativos e, até o primeiro semestre de 2020, 1389 estudantes de graduação e 74 estudantes de pós-graduação.

Anualmente são desenvolvidos trabalhos, pesquisas e ações nas áreas de Administração, Geografia, Turismo, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Outro ponto que faz o CPAQ único é sua proximidade com os cidadãos indígenas da região, possível graças a sua localização geográfica e investimento na socialização do conhecimento.

Comemoração

Para comemorar o Jubileu com a comunidade acadêmica, foi realizado o evento UFMS 50 anos em Aquidauana. A celebração, transmitida ao vivo, contou com apresentações de músicas regionais e terena, e homenagens e depoimentos de estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados.

“Celebrar esta história é celebrar a educação como instrumento transformador de vidas e é isso que o CPAQ faz”, declara a professora Ana Graziele Lourenço Toledo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Espaço Cultural do TCE-MS abre nova exposição com "Entidades Beneficentes"

O Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2023

Serviços

Tribunal instala PID em Guia Lopes da Laguna

Os pontos de inclusão digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo