Com um roteiro repleto de aventura, ideal para quem aprecia esportes radicais, a 1ª Caravana Binacional Pantaneira encerra o período de inscrições na próxima terça-feira (15). Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado de 19 a 26 de outubro, tendo o município de Corumbá como ponto de partida.
As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo site
www.caravanapantaneira.com.br. O evento vai reunir motociclistas e quadriciclistas do Brasil, da Bolívia e da Europa.
Podem participar pessoas que apreciem aventura e praticar off-road, tenham espírito de equipe, boa saúde e disposição para superar desafios. A idade mínima para pilotar desacompanhado é a partir dos 18 anos, portando carteira de habilitação.
De acordo com os organizadores, será uma aventura pelo Pantanal sul-mato-grossense até chegar a Campo Grande, passando por áreas alagadas, chapadas, morrarias e cerrado. O itinerário escolhido será o mesmo utilizado pelas comitivas de gado, em período de cheia no Pantanal, quando os peões são obrigados a percorrer longas distâncias, retirando o gado das áreas alagadas, levando-os para regiões mais altas.
O ponto de partida será em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, no dia 19, no Centro de Convenções, onde haverá uma série de apresentações culturais, exposições de artesanato local e cadastramento dos participantes.
Saindo das áreas alagadas do Pantanal, a Caravana seguirá rumo aos caminhos das morrarias e chapadas da Serra de Bodoquena, Bonito, Aquidauana e Terenos, passando por estradas vicinais e trechos radicais. A chegada será na cidade de Campo Grande, capital sul-mato-grossense.
Para os integrantes da comitiva haverá combustível em pontos estratégicos de abastecimento, carro de apoio, mecânico com ferramentas e peças de reposição, uma equipe de médicos e bombeiros, além de um kit caravaneiro, contendo uma camiseta, um boné, cartilha, roteiro, material promocional e sacos plásticos para o correto armazenamento do lixo.
Sobre a Caravana Binacional Pantaneira
O projeto visa, por meio do esporte, resgatar a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas pelo Pantanal, permitindo conhecer os métodos utilizados durante as comitivas, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.
O evento é uma realização da Caravan Tour Expedition, com apoio das Prefeituras Municipais de Corumbá, Aquidauana e Bonito e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.