Em junho deste ano foi aprovado o plano municipal de contingência de dengue do município de Aquidauana, que foi submetido ao Conselho Municipal de Saúde para aprovação. Aquidauana foi um dos primeiros municípios do Estado a fazê-lo e entregá-lo, servindo de modelo para outros municípios.
Em maio deste ano, o setor de Controle de Vetores encaminhou para a Reciclanip um pedido de filiação que foi negado, já que o município, sozinho, não possuía o número mínimo de habitantes. A solução foi consorciar com Anastácio.
Aquidauana providenciou o depósito (eco ponto) e toda documentação necessária junto à Reciclanip para aprovação, restando ao município consorciado apenas trazer os pneus inservíveis até o eco ponto para carregamento.
Esta atividade, anteriormente realizada pela Prefeitura, custava mais de R$40 mil/ano. Agora é feita sem custo algum, pois qualquer dono de revenda de pneus ou borracheiro pode descartar seus pneus no eco ponto, bastando ligar no telefone (67) 3241-6523 e fazer um agendamento.
No último dia 18, foi feito mais um embarque de 4 mil pneus e na última segunda-feira (21) mais 5 mil pneus inservíveis. Esta quantidade representa a remoção de uma elevada quantidade de possíveis locais em que o Aedes aegypti possa se reproduzir e colocar em risco a saúde dos aquidauanenses.
Com estas ações o município age legalmente atendendo a lei da logística reversa e a resolução do Conama 301 de 21/03/2002. Ecologicamente, Aquidauana age corretamente em relação aos resíduos de pneumáticos inservíveis, e além de combater a dengue, diminui os gastos da população.
Na próxima quarta-feira (30), os agentes de endemias farão o dia ?D? da dengue no município, com mobilizações na área central da cidade que trarão bem estar e saúde a todos.