21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Alerta

Chuvas: números críticos da dengue em 2020 mostram o relaxamento nos cuidados

14 JAN 2021 - 12h09min
Kamila Alcântara

Estamos no verão, temporada de chuvas e a que precisamos estar ainda mais atentos com os cuidados no quintal, para que 2021 não registre casos de dengue tão alarmantes como foi em 2021. Aquidauana registrou em 2019 apenas 24 casos positivos para doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mas no ano passado fechamos com 571, segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). 

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02



Já o município de Anastácio, que registrou apenas 10 casos em 2019, terminou 2020 com 281. Cada uma das cidades vizinhas teve uma vítima fatal para a doença.

Se colocarmos na balança o fator pandemia e a quantidade de pessoas estamos perdendo para a Covid-19, aparenta ser pouco, mas se trata de uma situação que já esteve controlada na região e que a prevenção vem de bons hábitos sanitários.



No Mato Grosso do Sul, quando observamos os gráficos do último boletim epidemiológico da SES, com mais de 72 mil casos confirmados em um ano, é possível destacar que a doença teve mais força em 2020 do que em 2016, quando enfrentamos também a zika e a chikungunya.

Para o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a população não deve descuidar do Aedes aegypti. “É preciso lembrar que a Dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso a importância de um cuidado maior. A comunidade deve estar atenta porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas”.

Doenças do Aedes aegypti e a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo divulgou, no último dia 12, anticorpos foram encontrados em amostras de pessoas infectadas com dengue e chikungunya, que possuem sintomas semelhantes aos da Covid-19.

Conforme a epidemiologista Ethel Maciel explicou para o jornal local A Gazeta, essa constatação significa que as pessoas podem ter contraído ao mesmo tempo a Covid-19 e as doenças transmitidas pelo mosquito. Isso traz mais uma problemática ao atendimento da saúde, pois as três doenças apresentam sintomas em comum: febre, dores no corpo e cabeça.

Sintomas         

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta, superior a 38,5ºC; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Entre as formas de tratamento são recomendados fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos por conta própria.

A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo). O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min15 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo