X
Valorização

Com a pandemia, atendimento dos conselheiros tutelares aumentou em 40%

O Pantaneiro

Nesta quarta-feira (18) o Brasil celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, data que homenageia essas pessoas, colocadas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente. Em Aquidauana, colegiado é composto por cinco conselheiros.

Ser conselheiro é decidir abdicar do tempo em família e lazer para garantir que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos preservados e valorizados. “Os atendimentos são variados, em média 150 atendimentos mensais. Neste período da pandemia foram uns 40% a mais”, destaca o colegiado de Aquidauana para O Pantaneiro.



Para eles, mesmo com tantos sacrifícios e dificuldades que o sistema tem, é gratificante saber que estão atuando diretamente no futuro de alguém. “Fazemos parte atuante do sistema de garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes e como agente modificador de muitas demandas sociais que afligem nosso município”, pontuam.

O maior desafio desses profissionais é mudar o estigma criado, principalmente com as crianças, a partir de um preconceito das pessoas mais velhas, que chega a menosprezar a atuação e eficiência deles. É com muito trabalho social que os conselheiros tutelarem mostram a importância deles para comunidade.



“Nós somos visto como ‘bicho papão’. Essa imagem que os adultos passam para as crianças e as mesmas tem pavor de nós! Somos poucos valorizados, esquecidos pelo sistema, com baixo salário e trabalhamos 365 dias no ano. Mas ser conselheiro tutelar é comprometimento diário, dedicação e muito amor a causa, na esperança de poder mudar o futuro de uma criança”, conclui o colegiado.

Os conselheiros tutelares de Aquidauana são: José Luiz Leite, tendo como suplente Thaty Lins, além de Marcos Góes, Nadir Pereira, Raquel dos Reis e Sandra Aparecida Lopes. A sede do Conselho Tutelar municipal está locaizada na Rua Pandia Calógeras, 673, com atedimento ao público pela manhã e plantão 24h.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Espaço Cultural do TCE-MS abre nova exposição com "Entidades Beneficentes"

O Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2023

Serviços

Tribunal instala PID em Guia Lopes da Laguna

Os pontos de inclusão digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo