O Pantaneiro
Nesta quarta-feira (18) o Brasil celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, data que homenageia essas pessoas, colocadas pela comunidade para defender os direitos da criança e do adolescente. Em Aquidauana, colegiado é composto por cinco conselheiros.
Ser conselheiro é decidir abdicar do tempo em família e lazer para garantir que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos preservados e valorizados. “Os atendimentos são variados, em média 150 atendimentos mensais. Neste período da pandemia foram uns 40% a mais”, destaca o colegiado de Aquidauana para O Pantaneiro.
Para eles, mesmo com tantos sacrifícios e dificuldades que o sistema tem, é gratificante saber que estão atuando diretamente no futuro de alguém. “Fazemos parte atuante do sistema de garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes e como agente modificador de muitas demandas sociais que afligem nosso município”, pontuam.
O maior desafio desses profissionais é mudar o estigma criado, principalmente com as crianças, a partir de um preconceito das pessoas mais velhas, que chega a menosprezar a atuação e eficiência deles. É com muito trabalho social que os conselheiros tutelarem mostram a importância deles para comunidade.
“Nós somos visto como ‘bicho papão’. Essa imagem que os adultos passam para as crianças e as mesmas tem pavor de nós! Somos poucos valorizados, esquecidos pelo sistema, com baixo salário e trabalhamos 365 dias no ano. Mas ser conselheiro tutelar é comprometimento diário, dedicação e muito amor a causa, na esperança de poder mudar o futuro de uma criança”, conclui o colegiado.
Os conselheiros tutelares de Aquidauana são: José Luiz Leite, tendo como suplente Thaty Lins, além de Marcos Góes, Nadir Pereira, Raquel dos Reis e Sandra Aparecida Lopes. A sede do Conselho Tutelar municipal está locaizada na Rua Pandia Calógeras, 673, com atedimento ao público pela manhã e plantão 24h.
Sorte
Os sorteios são realizados com a utilização dos números sorteados em concurso da Mega-Sena
Justiça
Texto segue para análise do Senado
Voltar ao topo