11 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Eleições 2020

Com eleições agendadas para novembro, conheça cinco pré-candidatos à Prefeitura de Aquidauana

Convenções partidárias devem começar a partir de 31 de agosto

4 JUL 2020 - 08h50min
Da Redação

No dia 1º de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano para 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2° turno), devido à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Com as datas das convenções partidárias previstas a partir de 31 de agosto, e registro de candidatura limitado para 26 de setembro, o jornal O Pantaneiro traz ao público o perfil de cinco pré-candidatos anunciados publicamente até o momento.

Odilon Ribeiro 

Atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB) é filho do ex-prefeito Fernando Luiz Alves Ribeiro e de Maria Tereza Ferraz. É casado há 18 anos com Maria Eliza e, dessa união, tiveram a filha Maria Clara. De família simples e religiosa, estudou na Escola Irene Cicalise e depois ingressou na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, no curso de Zootecnia. No entanto, no ano de 1995, aos 18 anos, perdeu o pai e precisou trancar a faculdade para assumir as responsabilidades da fazenda com os demais familiares.

“Desde 2017, ao lado da minha amiga e vice-prefeita Selma Suleiman, ajudo a escrever a história da nossa Aquidauana com muita alegria e orgulho, por ter sido eleito pelo povo, prefeito de Aquidauana”, disse. Ele afirma que ser prefeito é missão desafiadora, tendo em vista que o pai deixou legado de desenvolvimento em três mandatos como chefe do Executivo Municipal. Neste momento, ele trabalha para que Aquidauana passe com o menor prejuízo possível pela maior crise sanitária da história, em razão da atual pandemia.

“Nesse momento, nós estamos 100% focados na Administração Municipal, cuidando do dia-a-dia e da pandemia do novo coronavírus que é muito séria e grave. Não dá para tirar os olhos da gestão para pensar na eleição. Nesses dias estamos trabalhando dobrado, mantendo os cuidados sanitários determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas autoridades estaduais e locais”, relatou. 

Odilon disse que na hora certa irá falar sobre os planos eleitorais, mas destacou algumas conquistas que ajudou o município a obter, como obras de asfalto e drenagem, a pavimentação da estrada-parque MS-450, a reforma do poliesportivo, recapeamentos e a pavimentação da estrada do distrito de Taunay. Além disso, supera diariamente desafios da saúde, como a manutenção do Hospital Regional. “Assumimos a gestão de Aquidauana num momento emblemático de sua história, com expectativas populares de crescimento, de progresso, de esperança. Somos uma gestão que nasceu de uma união de forças jamais vista em nossa história”.

Viviane Orro

Viviane Almeida Nogueira Orro, pré-candidata à Prefeitura de Aquidauana pelo PSD a convite do senador Nelsinho Trad, é conhecida por ter uma família bastante atuante na cidade. Filha de Odilson Alves Nogueira, seu pai foi ex-vereador e já exerceu o cargo de vice-prefeito. Sua mãe, Suely Almeida Nogueira, é funcionária pública e empresária.

Médica formada pela Unoeste, no Estado de São Paulo, trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua formação. Viviane fez residência médica em nefrologia e especialização em terapia intensiva no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo - Capital. A pré-candidata atendeu, durante 10 anos, na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande. Em 2015 assumiu a chefia da nefrologia da instituição e reativou o transplante renal no Estado do Mato Grosso do Sul.

Na vida pública, Viviane Orro exerceu o cargo de secretária Municipal de Saúde de Aquidauana entre 2005 e 2007. Segundo sua visão, é notório que Aquidauana é uma cidade que necessita muito de investimentos nas áreas básicas de atendimento à população, principalmente na saúde e na educação. “A saúde pública do município está em estado caótico, deficitário, faltam remédios, exames, diminuiu o número de médicos especialistas, perdemos serviços especializados e é frequente o atraso no pagamento dos servidores e médicos do hospital”, aponta a pré-candidata. Viviane também ressalta que as deficiências na educação devem ser supridas, além de outros segmentos para que a cidade atinja seu pleno desenvolvimento. “As pessoas precisam ter opções para escolher quem tem mais preparo e capacidade para administrar a cidade. A cidade precisa acreditar que pode melhorar”.

Idealizadora da famosa Feijoada Solidária, também está à frente do Natal Cultural, festas que fazem parte do calendário de eventos reconhecidos na cidade. Nas Eleições de 2020, Viviane se apresenta como um dos nomes fortes para concorrer ao Executivo Municipal.

“Além do plano de governo que estamos elaborando com uma equipe técnica e diversificada, que será apresentado no registro da candidatura, tenho projetos de trabalho bem claros e que atestam a minha capacidade. Acredito numa gestão transparente, amparada por um conselho gestor que terá no zelo pelo erário público, somado à honestidade e à eficiência, os pilares da gestão que dará a oportunidade para Aquidauana desbravar novos horizontes de desenvolvimento, emprego, com sustentabilidade e cuidado com as pessoas”, concluiu.    

Joaquim Passos

Joaquim Passos é pré-candidato a prefeito de Aquidauana pelo Partido Progressista (PP). Filho de João Passos e Eva Passos, é casado com Valéria Alves de Melo Passos e pai de dois filhos: Leandro Passos e Cassiano Passos. Nascido e criado em Aquidauana, é empresário e iniciou sua vida profissional aos 12 anos. ‘De fora da política’, Passos acredita que a caminhada será cheia de desafios, mas se mostra animado em poder transmitir ideais e valores que adquiriu ao longo dos anos de muito trabalho.

“Quero fazer uma campanha limpa, sem agressões, conquistando a confiança da população pelas propostas de campanha, propostas capazes de serem executadas, e com humildade, mostrando que posso fazer de Aquidauana uma cidade acolhedora e melhor para se viver”, afirmou Passos, já que, segundo ele, enxerga que o município precisa ser administrado com profissionalismo, a exemplo de empresas privadas. 

“A população está cansada de pagar tantos impostos e ter como retorno uma péssima qualidade nos serviços públicos. Pretendo dar total transparência à Administração Municipal, fazendo uma gestão participativa, onde a população participe”. Passos afirma ainda que saúde e educação precisam ser tratadas como prioridade, mas que também há outros setores importantes que não podem ser deixados de lado. 

“Aquidauana não é mais uma cidade tão pacata. Precisamos de políticas voltadas à segurança pública, incluindo a no trânsito. Aquidauana tem muitas áreas esquecidas, como o meio ambiente e turismo, por exemplo. Temos um potencial turístico gigantesco e precisamos explorar isso, o que irá atrair investimentos e gerar empregos.  É preciso revitalizar a cidade em vários aspectos”, defendeu.

Armando Anache

Jornalista e radialista, Armando Anache nasceu em Corumbá no dia 7 de maio de 1960. Tem 60 anos, é casado com a Tereza Cristina e trabalhou como jornalista no Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro e no Recife, onde foi coordenador de Jornalismo. Voltou ao Mato Grosso do Sul em 1990, atendendo ao convite da família para assumir a direção das empresas do pai e seus tios.

Está em Aquidauana desde 1985, mas já foi candidato a prefeito de Corumbá em 1992, pelo PDS e com o número 11, que hoje é o do Progressistas. Em 1996 foi o vereador mais votado de Corumbá, entre os 15 eleitos. Foi o vereador que mais apresentou proposições e projetos naquela legislatura. “Levei para a fronteira o Proerd (Programa de Educação Para Resistência às Drogas e a Violência), em conjunto com o governo do Estado, Polícia Militar e Prefeitura de Corumbá. Desde 1990, no meu programa de Rádio, fazia uma campanha contra as drogas”, relembrou.

Com experiência na política, Anache afirma que o prefeito é um cargo passageiro e que deve atuar como funcionário do povo. Por este motivo, pensa em valorizar ainda mais o servidor público municipal e planeja reduzir os cargos comissionados.  “Como prefeito, abrirei as portas do meu gabinete, uma vez por semana, para receber lideranças comunitárias e pessoas do povo, para que possam despachar diretamente com o prefeito, que receberá as reivindicações. Isso foi feito pelo meu pai, Armando Anache, quando foi prefeito de Corumbá”.

Como os outros prefeitáveis, vê saúde, segurança e educação como prioridades.

“Também é preciso melhorias nos bairros, hortas comunitárias, saneamento, asfalto e calçamentos com galerias de águas pluviais, controle rigoroso dos gastos públicos, manutenção e incremento dos programas sociais. Pretendo atrair novas empresas para instalação em Aquidauana, gerando investimentos e novos empregos, combate implacável contra a corrupção, prestação de contas ao povo - o verdadeiro ‘patrão’ do prefeito e da sua equipe - que tem o direito legal de saber como o seu dinheiro é usado pela Prefeitura”.

Cipriano Mendes

Cipriano Mendes já é conhecido pela população de Aquidauana por ser uma figura pública há bastante tempo. Pré-candidato a prefeito nestas Eleições 2020, o trabalhador no segmento da construção civil há mais de 30 anos tem um histórico de vida pública: foi vereador de Aquidauana durante 3 mandatos consecutivos (de 2001 a 2012) e é atualmente líder comunitário e presidente da Associação Comunitária do Bairro Nova Aquidauana pela quinta vez.

Aspirante a prefeito, Cipriano defende que as propostas devem atender aos anseios a comunidade nestas eleições atípicas, já que foram adiadas para novembro, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“Espero que sejam feitos debates limpos e que a sociedade consiga ouvir as propostas de todos que estiverem se apresentando [como candidatos] neste momento, e que também haja várias alternativas para que os interesses da coletividade, não de um projeto único apenas confirmado pelos eleitores, possam se sobressair”, defendeu o pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Nascido em Cipolândia, distrito de Aquidauana, foi secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente durante a gestão do ex-prefeito Fauzi Suleiman e candidato a deputado estadual nas Eleições de 2006, 2010 e 2018. Agora em 2020, ele tentará exercer o cargo de chefe do Executivo pela sigla (PT), caso o partido defina seu nome em convenção. 

Cipriano afirma que ele e sua equipe já estão trabalhando num plano de governo com 13 (número do seu partido) propostas de atuação no Executivo Municipal, caso seja eleito. “Enquanto fui vereador, votei contra a implantação da taxa de lixo e iluminação pública por entender que, naquele momento, tinha outros impostos, como IPTU e ISS, que poderiam suprimir essa demanda para evitar assim, acrescer mais tributos à população”, relembrou.

Como líder comunitário, Cipriano ressalta que “sempre foi um trabalho voltado à organização da comunidade, para que a gente conquistasse direitos, como a extensão de rede de água e energia no Bairro Nova Aquidauana, novos conjuntos habitacionais, posto policial e de saúde”.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: Nota de falecimento do indígena Joãozinho da Silva

2
Aquidauana

Aquidauana tem mais três mortes por coronavírus: 2 homens e 1 mulher

3
Policial

Mãe e filha ficam em estado grave após colisão com animais na MS-040

4
Aquidauana

Barreiras sanitárias serão implantadas nas pontes de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"VOCÊ,MINHA LEITORA..."

Raquel Anderson

pobre Pai pobre!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Agências de Viagem e Operadoras

Viagens e Acampamentos

Marechal Mallet, 305 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3697 www.cabanadopescador.com.br
Veículos

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Restaurantes

Churrascaria e lanchonete Laçador II

Pedroso Alagues, s/n BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0300
Ver Mais