Com a umidade baixa e tempo quente, o fogo se propaga mais rápido
Divulgação
O Corpo de Bombeiros de Aquidauana atendeu quatro chamadas de ocorrências de incêndios em vegetação, na última segunda-feira (19). Com a umidade baixa e tempo quente, o fogo se propaga mais rápido.
A primeira ocorrência foi por volta das 11h36, na rua Veridiano Chagas, Vila São Pedro, antigo lixão. No local, havia foco de incêndio em amontoados de lixo, madeira e galhos de árvore, a guarnição, utilizando o mangotinho (mangueira acoplada ao caminhão de combate a incêndio) e aproximadamente 1.000 litros de água, debelou as chamas.
A segunda e terceira chamadas ocorreram por volta das 13h12, na rua Pedro Pace, próximo ao CEM (Centro de Especialidades Médicas), neste local, aproximadamente um hectare de mata nativa estava em chamas. A Guarnição, utilizando abafadores, bombas costais e o mangotinho, efetuou o combate às chamas e debelou o incêndio, sendo que logo após teve que retornar pois novamente tinha foco, que pode ter sido causado por pessoas tentando limpar os terrenos baldios com uso de fogo.
A quarta ocorrência foi registrada por volta das 16h02 na rua Antônio Alves Correa, próximo a Cancha. Neste local já havia uma equipe com funcionários da Prefeitura Municipal de Aquidauana, com dois caminhões pipa de 20.000 litros, uma patrola e uma retroescavadeira e o fogo já estava confinado.
O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de propagação de incêndios neste período de umidade do ar muito baixa, tempo quente e ventos moderados e informa que atear fogo em vegetação é crime previsto em Lei, além de causar problemas a Saúde, ao Patrimônio e ao Meio Ambiente.
Serviços
Iniciativa visa eliminar uso de papel até 2026 e modernizar processos
Evento
Evento acontece dia 15 de novembro com gastronomia e cultura pantaneira
Voltar ao topo