19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

CREAS de Aquidauana reforça canais de denúncia de violência contra a pessoa idosa

16 JUN 2020 - 11h00min
Assessoria

Na segunda-feira, 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, mesmo com o Estatuto do Idoso que consolida os direitos a este público ainda há muitos idosos em sofrimento no território. Esta data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

Em Aquidauana, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é responsável pelo atendimento aos idosos em situação de risco ou violência. A instituição desenvolve serviços de acolhimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento dessa população.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, de junho de 2019 a maio de 2020, o CREAS de Aquidauana registrou 65 casos de violência contra pessoas idosas na cidade, destes, 80% foram de negligência, abandono e violência financeira ou material.

Infelizmente, assim como outros públicos do  CREAS, os agressores são do núcleo infrafamiliar: filhos, netos, irmãos e etc, que residem ou convivem cotidianamente que perpetuam a violência, o que dificulta ainda mais a visualização e posterior denúncia.

“Neste momento de pandemia da COVID-19, os idosos ficam mais vulneráveis a violência e infelizmente o número de denúncias cai consideravelmente, portanto, intensificamos a divulgação de informações, canais de denúncia e serviços do CREAS”, diz Juliane Ribeiro, coordenadora do CREAS.

Há vários tipos de violência contra pessoas idosas. A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como alimentação, higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono é considerado uma forma extrema de negligência. Ele acontece quando há ausência ou omissão dos familiares de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

A modalidade de violência física ocorre quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. 

A modalidade de violência sexual ocorre quando a pessoa idosa é incluída em ato sexual com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

"A violência psicológica inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedades ou impedimento de que vejam amigos e familiares", explicou Juliane Ribeiro, coordenadora do CREAS de Aquidauana.

Por último, há ainda a violência financeira ou material que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Segundo o IBGE 11% da população brasileira é idosa, uma parcela significativa da sociedade que merece ter seus direitos resguardados e sua segurança e bem-estar garantido por todos, família, sociedade e Estado.  

CANAIS DE DENÚNCIA
O CREAS solicita que se as pessoas observarem idosos em suspeita de situação de risco ou violência que denunciem nos canais abaixo:
• CREAS 3240 1400
• DISK 100
• Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Pousada Portal da Serra

Rua Marechal Mallet, 885 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1809
Telefones Úteis

Policia Civil - Delegacia Regional - DRPA

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 8203
Médicos

Jose Luiz Quelho - Ginecologista

Rua Pandiá Calógeras, 364 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3904
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo