Jovem cresceu como autônoma e já conquistou clientes de outros países
Milena Ayala / Arquivo pessoal
Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Essa forma de trabalho tem crescido bastante e milhares de pessoas puderam se destacar no novo formato de trabalho.
Esse é o caso da aquidauanense e estudante de Arquitetura e Urbanismo, Milena Ayala, de 24 anos, que virou personagem em uma matéria nacional na Folha de São Paulo e pode descrever a experiència e crescimento em trabalhar de forma independente.
Nascida em Aquidauana, mas moradora de Campo Grande, para completar os estudos, Milena estava estagiando em um escritório de arquitetura de interiores em 2020 quando decidiu parar o estágio para buscar uma fonte melhor de renda. "Quando você está fazendo um estágio, acaba se desenvolvendo e aprendendo bastante, mas é complicado você crescer dentro da empresa, então minha antiga chefe sempre me incentivou a publicar nas redes sociais o tipo de trabalho que eu fazia pra ela. Segundo ela, algumas pessoas poderiam se interessar e poderiam me contratar de forme terceirizada para auxiliar durante o processo de projetos", comentou.
Milena explica que hoje, um arquiteto trabalha com etapas de projeto dentro do que ele oferece aos seus clientes. E Milena trabalha dentro dessas etapas até o projeto ser executado, ajudando na agilidade de entrega dos serviços, possibilitando até uma certa agilidade para captar novos clientes.
"Comecei a postar no Instagram os meus trabalhos, tudo que a gente executa dentro de um projeto de arquitetura e a partir dai as pessoas começaram a me conhecer. O meu foco sempre foi arquitetos, designer de interiores, dentro da minha área, mas para minha surpresa estudantes começaram a me procurar, além de pessoas de fora e alcancei publicos de diferentes tipos e locais", contou.
Dentro do Brasil, Milena fez clientes em mais de cinco estados e países como a África e Portugal.
Milena usou a rede social para crescer ainda mais em sua área, além de publicações com os serviços que já oferece, ela criou seu próprio curso, um e-book sobre o programa que ela usa para desenvolver seu trabalho. O curso atingiu grande público e através da rede social a estudante pode ensinar outras pessoas.
"Sempre tive vontade de ser professora, eu queria fazer um mestrado e doutorado e crescer academicamente e através do Instagram eu acelerei esse processo e criei meu próprio curso onde eu ensino outras pessoas a serem freelancer que é a pessoa que oferece serviços terceirizados sem um vínculo empregatício".
Para ela, seu esforço e decidação ser reconhecido e seu nome aparecer em um veículo nacional, é extremamente gratificante.
"Apenas de ter nascido e crescido em uma cidade tranquila e pequena, tive a sorte de ter pais que me incentivaram a sempre crescer, e foi quando eu entendi que poderia ir além de Aquidauana, mesmo sem saber como faria isso.
E hoje, terminando minha faculdade na Capital, já tendo um trabalho que me permite ter liberdade geográfica, não poderia me sentir mais livre".
Geral
A região possui um viés estratégico para o país, uma vez que Epitaciolândia está conurbada à cidade boliviana de Cobija e tem um intenso comércio
Segurança
Turma tem o maior número de mulheres da história do Estado
Voltar ao topo