Reinaldo Lourenço
Maria das Graças Sousa da Silva veio de São Paulo para o Mato Grosso do Sul depois do casamento e, ao chegar, logo se encantou com o “vai e vem” de pássaros em nosso céu. Isso inspirou a professora de Geografia, que poetizou a natureza que se apaixonou e hoje lança o livro “Permalta – Tuiuiú Atrapalhado”.
Em um bate-papo com O Pantaneiro, ela contou que ficou muito impressionada com a presença dos animais, principalmente dos pássaros, algo que não via na cidade em que cresceu. Coloquei no papel essas inspirações e usou a ave símbolo do Pantanal como personagem principal.
“O texto está entre o imaginário e a realidade. O imaginário está na criação da família do tuiuiú e as questões familiares mesmo, como os filhotes vão crescer, sobre a liberdade e o meio ambiente que ele vive. Já a realidade é mostrada com o homem adentrando a natureza, desmatando, assoreando as matas ciliares e eles [a família de tuiuiú] defendendo com unhas e dentes”, descreve Maria.
A obra é paradidática e infanto-juvenil, sendo muito bem utilizada de forma didática no ensino de crianças e adolescentes. Ele já foi utilizado e apresentado por alguns professores, que enviaram um feedback positivo sobre a leitura, estimulando a divulgação da peça.
Para as pessoas que querem conhecer a história do Pernalta, exemplares estão disponíveis na loja Chaves & Carimbos, em breve na Farmácia Popular e há possibilidades de ir para novos pontos em Aquidauana. Maria não realizará evento de lançamento por conta da Covid-19.
“Quero aproveitar para agradecer meus amigos professores Sandra Gimenes, Rosa Gama, Neuza dos Santos, Geiza Ortega e ao Júlio da Silva pelas Ilustrações. Também aos meus filhos Diego, Luana e Laura, que me incentivaram dando força e sabedoria, além do meu marido Jair Ferreira, que foi incansável para fazer a produção do livro”, declara a autora.
A obra recebeu apoio da Secretaria Municipal de Turismo e investimento da Lei de incentivo à cultura Adir Blanc.
Foco na qualificação
O prédio conta com salas de aula equipadas para acomodar até 23 alunos
Cidades
O evento serviu como cenário para a apresentação dos resultados de estudo sobre o tema dos resíduos sólidos, elaborado pela instituição Papel Social
Voltar ao topo